10 Filmes Essenciais de Buster Keaton

3146

Buster Keaton foi um ator e diretor conhecido como o homem que nunca ri. Sua comédia inteligente rivalizava com a de apelo mais popular. O tempo não favoreceu Keaton, e ele passou muito tempo esquecido. Após sua morte o culto à sua persona voltou com tudo e hoje ele é considerado um dos maiores comediantes de todos os tempos, dividindo o título com seu velho rival, Charles Chaplin. Fizemos uma relação de 10 filmes do mestre que valem a pena serem vistos e revistos:

The Garage (1919) – Filme favorito de Buster, já mostrava uma maior sofisticação na preparação das cenas e um apuro no equipamento. Seu talento para atuar já chamava a atenção.

O Condenado nº 13 / Convict 13 (1920) – Inspirado na infância do ator. boa parte do filme é sobre o número de sua família no teatro de variedades, e Keaton fazia o papel de um condenado e de um guarda.

One Week (1920) – Primeiro filme lançado pela Buster Keaton Studios. Paródia de filmes sobre casas pré fabricadas e girava em torno de recem casados montando uma casa literalmente. o roteiro já era mais bem elaborado do que as comédias feitas com arbuckle.

The Playhouse (1921) – Ele estava ainda se recuperando de uma fratura no pé e não podia fazer suas acrobacias, entao resolveu impressionar as platéias com efeitos especiais. Fez todos os papéis, através de exposições múltiplas (em que ele podia aparecer na mesma cena). Ele era o único que estava investindo nesse tipo de comédia elaborada.

My Wife’s Relations – A Parentela da esposa (1922) – . Para alguns esse filme é autobiográfico e seria uma paródia e mostra a situação que o ator estava vivendo, com a ida das irmãs (no filme são irmãos) de sua esposa Natalie Talmadge para morar em sua casa.

The Three Ages – As três eras (1923) – Primeiro longa de Keaton e paródia de Intolerância. Uma visão do amor ao longo da história.

Our Hospitality – Nossa Hospitalidade (1923)

A General (1927) – custou 750 mil dóraes, sendo seu filme mais caro, mas fracassou. Não era uma típica comédia de Keaton, e chocou o seu público. Hoje em dia é considerado um dos maiores filmes de todos os tempos.

Steamboat Bill, Jr. – Capitão Bill Jr (1928) – Ele criou o personagem de um filho mimado, que ao final conquista a aprovação do pai ao salvar a todos numa cena de ciclone.

Limelight – Luzes da Ribalta (1952) – Este filme traz o encontro dos dois maiores cineastas de todos os tempos. Keaton faz uma pequena, porém importante participação no filme, trazendo um dos momentos mais inesquecíveis do cinema.

Comente Aqui!