1. John Hughes escreveu o roteiro em apenas seis dias
Além disso, o diretor se envolveu em todas as fases da produção.Desde a escolha das músicas até o quarto de Ferris, inspirado em seu próprio quarto na adolescência.
2. A família de Ferris seria maior!
Nos primeiros esboços, Ferris teria irmãos menores e Jeanne seria a filha do meio.
3. A Ferrari não era real
Como vocês podem imaginar, seria muito caro usar uma Ferrari original. A solução encontrada foi utilizar três réplicas do modelo Ferrari 250GT California Spyder . Uma delas chegou a ser vendida por US $ 235.000 em 2013. Além disso foram utilizados veículos esportivos comuns com uma capota de fibra idêntica ao modelo original.
4. No filme, Ferris e Cameron devem ter 18 anos de idade e Sloane, 17.
Na realidade, Matthew Broderick tinha 23, Alan Ruck, 29, e Mia Sara, 18 anos.
5. Cameron foi inspirado em um amigo de John Hughes
Segundo o diretor, ele era um amigo da escola, “uma espécie de pessoa perdida. Sua família o negligenciava, e ele tomou isso como uma forma de tratar a si mesmo”. O papel originalmente foi oferecido a Emilio Estevez, mas acabou ficando com Alan Ruck após o ator recusar.
6. Molly Ringwald queria interpretar Sloane
Mas o diretor a consolou, dizendo que o papel era muito pequeno para ela.
7. Eric Stoltz fez o teste para o papel de Ferris
Assim como Rob Lowe , John Cusack , Jim Carrey , Johnny Depp , Tom Cruise , Robert Downey Jr. e Michael J. Fox. Mas segundo Hughes, ele tinha Matthew Broderick em mente desde o início.
8. Matthew Broderick e Jennifer Gray foram namorados
Os dois iniciaram o romance durante as filmagens e o romance só se tornou conhecido do grande público após ambos sofrerem um trágico acidente de automóvel em 1987.
9. Cindy Pickett e Lyman Ward também se apaixonaram durante as filmagens
Os “pais” de Ferris se casaram, tiveram dois filhos e se separaram em 1992.
10. A cena do desfile levou vários dias para ser finalizada
Kenny Ortega, coreógrafo do filme Dirty Dancing (1987) foi o responsável por ensinar os passos de dança para Matthew Broderick. O ator ensaiou durante dias em um estúdio e repetiu os passos durante o desfile. A música Twist and Shout, dos Beatles, voltou às paradas de sucesso.
11. Apesar das faltas, Ferris era um bom aluno
Isso pode ser visto durante uma cena em que o Sr. Rooney chama a mãe de Ferris e lhe informa de sua ausência. Enquanto isso, ele observa as boas notas do aluno numa tela de computador. A propósito, o Sr. Rooney foi inspirado em um diretor abusivo que Hughes teve a infelicidade de conhecer numa escola.
12. Charlie Sheen ficou 48 horas sem dormir para fazer seu personagem
Ele tencionava parecer de fato uma pessoa drogada. Mesmo assim, anos depois ele falou que tinha vergonha de sua interpretação.
13. A maior torre do mundo?
Ferris estava errado. No filme ele fala que a torre Sears era o edifício mais alto do mundo. Na verdade, na época das filmagens a Torre CN em Toronto detinha o título.
14. A primeira edição do filme tinha uma duração de 2 horas e 45 minutos.
Mas foram feitos vários cortes e o filme ficou com 1h 43min, tempo padrão.
15. Ben Stein, o professor de economia não era ator
Na verdade era um conhecido de John Hughes. O diretor o escolheu por causa de sua voz tediosa. O personagem não tinha nenhuma fala prevista, a não ser a chamada “Bueller? Bueller? Bueller?”
16. Há uma teoria de que Ferris seria invenção da mente de Cameron
A teoria afirma que na verdade, Ferris seria um alter-ego de Cameron, criado por sua mente como uma maneira de lidar com suas frustrações com o pai.
17. O filme se tornou o 10º maior sucesso de 1986
E um dos maiores da carreira do diretor responsável por filmes como Clube dos Cinco (1985), Gatinhas e Gatões (1984) e A Garota de Rosa Shocking (1986).
18. Curtindo a Vida Adoidado se tornou uma série de TV
Que não fez nenhum sucesso e foi cancelada após 13 episódios. Jennifer Aniston fazia parte do elenco e fazia a irmã de Ferris.