26 Fatos sobre Marlon Brando. Se eu fosse você não perdia…

12015

1. Marlon Brando nasceu em 3 de abril de 1924, em Omaha, Nebraska.

Era, portanto, do signo de áries. Isso diz muito sobre seu comportamento. Não tenho o horário do nascimento para designar o ascendente. Ah, seu apelido era “Bud”.

2. Sua mãe Dodie era alcoólatra

Doddie tinha sido atriz e até atuado no teatro com Henry Fonda. Mas era bem frustrada, embora fosse à frente do seu tempo: fumava (naquela época era mal visto para mulheres), usava calças e dirigia carros. O alcoolismo, porém, era sua doença constante e que abalava toda a família. Brando escreveu em sua autobiografia “As Canções que minha mãe me ensinou” que “Ela bebia porque preferia ficar bêbada a cuidar de nós.”

3. Não ligue para essa foto forjada pelos estúdios. Marlon e o pai nunca se deram bem

“Eu era seu homônimo, mas não havia nada que ele fizesse que me interessasse. Além de tudo, ele dizia que nada do que eu fizesse faria sucesso”. Acho que o papai perdeu a aposta.”

4. Seus principais ídolos da tela eram John Barrymore,  Spencey Tracy…

Mas o maior para ele era Fredric March. Também adoro.

5. Ele estudou com Stella Adler e ajudou a tornar o sistema de atuação Stanislavski conhecido.

Com ela o ator aprendeu as técnicas que usaria durante toda sua vida. O método incentivava o realismo na atuação baseado em sentimentos íntimos.

6. Ele fez oficina para seu primeiro filme Espíritos Indômitos (The Men, 1950)

Fez questão de passar um tempo morando em um hospital de veteranos e usar cadeiras de rodas. Isso era uma forma de aplicar o método Stanislavski.

7. O único filme que dirigiu foi o western A Face Oculta (One-Eyed Jacks, 1961)

Na época foi considerado um filme ruim. Para vocês imaginarem o western tem cenas na praia. Na praia!  Mas hoje em dia é cultuado. Eu particularmente gosto.

8. Preciso falar que ele sempre teve o melhor salário dos filmes em que atuou, mesmo que não fosse o ator principal

Marlon Brando em teste de figurino para Mutiny On The Bounty, 1962

E ele bateu o record recebendo US $ 3,7 milhões e 11,75% do lucro bruto por 13 dias de trabalho em Superman.

9. Ele tinha problemas ou não se esforçava para memorizar suas falas

E costumava usar papéis que eram espalhados em todo o set, inclusive nas gavetas de O Poderoso Chefão (1972) ou na fralda do bebê de Superman (1978) ou em qualquer outro lugar disponível.

10. Falando sobre Uma Rua Chamada Pecado (A Streetcar Named Desire, 1951)…

Há várias versões sobre o mesmo fato. Em sua autobiografia Brando afirma que se sentia atraído por Vivien Leigh mas não conseguiu seduzi-la porque ela era casada com Laurence Olivier e ele o admirava. No entanto, um livro sobre Vivien Leigh (sinto, não consegui identificar o autor), fala que a atriz e Marlon tiveram sim um caso, e que ela era viciada em sexo, inclusive com estranhos. Laurence nem ligava mais.

11. Ele se tornou amigo de Elizabeth Taylor durante as filmagens de Os Pecados de Todos Nós (Reflections in a Golden Eye, 1967)

Ele constantemente visitava ela e Richard Burton em sua casa. Segundo Burton, Marlon seria um melhor ator de cinema mudo, já que sua voz tinha um tom muito baixo.

12. Ainda falando de O Poderoso Chefão (1972), ele tinha apenas 46 anos quando o fez. A foto mostra um pouco da transformação

Ou seja, 11 anos mais velho que Cazale e 16 a mais que James Caan e Al Pacino

13. Ele gostava de comer compulsivamente e vivia sempre acima do peso

Tive que pegar uma dele mais velho porque mais novo ele se escondia. Temos algo em comum.

O ator emagrecia quando ia fazer algum filme, mas durante as pausas aproveitava para comer bastante.

14. 10 anos depois de atuar em seu último filme ele ganhou um Oscar

E foi por interpretar Vito Corleone em O Poderoso Chefão (1972). No entanto ele negou-se a fazer as continuações, mesmo sendo oferecidas quantias absurdas.

15. Bette Davis era uma admiradora dele

Bette Davis (que chapéu é esse colega?), Marlon Brando (numa felicidade enorme) e Grace Kelly (com o Oscar de Judy Garland. Sim, guardo mágoa).[/caption]

Ela apresentou a Brando o seu primeiro Oscar de melhor ator em 1955 e disse na época que eles tinham muito em comum, inclusive o fato de fazer muitos inimigos. Além do perfeccionismo, claro.

16. Brando tinha uma grande amizade com o ator Wally Cox

Marlon e Wally Cox

E muitos sugeriam que eles tinham um caso. Brando chegou a afirmar que “Se Wally tivesse sido uma mulher, eu teria me casado com ele e seríamos felizes para sempre”. Marlon também foi amigo toda a vida de Christian Marquand. O nome do seu filho foi até em homenagem a ele. Olha o foto dos dois abaixo:

17. Ele e James Dean teriam tido um caso.

Isso é o que afirma o livro James Dean: Tomorrow Never Come, de Darwin Porter e Danforth Prince, que ainda dizem que Brando afirmou que o olhar de Dean o fazia queimar por dentro. Brando, no entanto, negou qualquer relação íntima com o jovem ator. Mas o astro que morreu tão jovem parece de fato ter tido uma paixonite por Brando, mas não sei afirmar até onde conseguiu chegar. Mas namoro, não, não creio, simplesmente pela forma como ele descreve James Dean em sua autobiografia: Como um perseguidor e imitador.

18. Em 1976 ele falou sobre a homossexualidade numa boa

“Como uma grande quantidade de homens, eu também tive experiências homossexuais e não tenho vergonha. Nunca prestei muita atenção ao que as pessoas pensam sobre mim.”

19. Em seu livro “As Canções que minha mãe me ensinou” ele assumiu um romance com Marilyn Monroe

Ele disse que a conheceu em uma festa, e que ela estava discretamente sentada num canto. Os dois permaneceram se encontrando até o final da vida dela. Mas como todo mundo, menos Bette Davis, disse que teve um caso com Marilyn, fica difícil afirmar algo.

20. O ator afirmou sobre James Dean e Marilyn Monroe:

Perturbadora foto com James Dean

“Eu sei que pode ser difícil para um filho problemático, como James Dean, ter que viver de acordo com a fama súbita. Eu vi isso acontecer com Marilyn Monroe e eu também sabia disso por minha própria experiência. Ao tentar me copiar, acho que Jimmy estava apenas tentando lidar com essas inseguranças, mas eu disse a ele que era um erro. Eu não era um bom exemplo.”

21. Resumão sobre os casamentos e filhos do ator.

Marlon com Anna Kashfi

O ator casou-se três vezes (Anna Kashfi, Movita Castenada e TaritaTeriipia),  e teve um relacionamento duradouro com sua governanta Maria Cristina Ruiz. Ele teve uma base de 17 filhos reconhecidos, fora os adotados. Mas não há um número certo.

22. Ele era amigo íntimo de Michael Jackson

Olha o clipe aí que ele participou em 2001, “You Rock My World”. São 13 minutos mas valem a pena.

23. Seu filho Christian foi preso por matar o namorado da sua meia-irmã Cheyenne

Marlon com o filho Christian Brando

Sua defesa afirmou que o namorado batia constantemente nela e o irmão não aguentou. Cheyenne cometeu suicídio em 1995 aos 25 anos. Christian morreu em 2008, aos 49 anos de pneumonia.

24. Marlon viveu em sua ilha ao largo da Costa do Pacífico até sua morte

Hoje em dia a ilha é um hotel de luxo.

25. Ele foi um dos três atores citados como uma das 100 pessoas mais importantes do século pela revista Time

Os outros eram Marilyn Monroe e Charles Chaplin

26. Ele morreu em 1 de julho de 2004, aos 80 anos

Tinha vários problemas de saúde: obesidade, fibrose pulmonar, diabetes, insuficiência cardíaca e fígado aumentado e câncer.

Fontes: imdbuselessdailyrankerfanworld

Comente Aqui!