William H. Bonney, mais conhecido como Billy the Kid, foi juntamente com Jesse James, um dos mais conhecidos foras-da-lei do velho oeste americano. Conta a história, que o jovem matou 21 homens (fora índios e mexicanos!) ao longo de sua curta existência: 21 anos. Teria sido morto por um antigo amigo, Pat Garrett, que fazia parte de seu bando quando o Kid assaltava fazendeiros e roubava cavalos e gado, mas que teria recebido um convite irrecusável para ser xerife e matar o garoto.
E assim o fez, matando-o enquanto Billy repousava em casa de amigos. A história teria terminado por aí, não fosse a fama do jovem forasteiro, que já ganhara os jornais da época e livretos, vendidos aos montes para um povo carente de heróis. Garrett, a outra face dessa história, ganhou notoriedade, dinheiro, mas acabou sendo morto algum tempo depois de escrever um livro contando o que ocorrera naquela noite.
Já se passaram mais de cem anos do acontecido, e o famoso personagem real se transformou em tema para baladas, peças e filmes. O Billy verdadeiro era baixinho, louro, dentuço, no cinema foi retratado por Robert Taylor, Paul Newman, Kris Kristofferson e Emilio Estevez. Confira alguns filmes que trazem Billy, the Kid, como personagem: