William H. Bonney, mais conhecido como Billy the Kid, foi juntamente com Jesse James, um dos mais conhecidos foras-da-lei do velho oeste americano. Conta a história, que o jovem matou 21 homens (fora índios e mexicanos!) ao longo de sua curta existência: 21 anos. Teria sido morto por um antigo amigo, Pat Garrett, que fazia parte de seu bando quando o Kid assaltava fazendeiros e roubava cavalos e gado, mas que teria recebido um convite irrecusável para ser xerife e matar o garoto.
E assim o fez, matando-o enquanto Billy repousava em casa de amigos. A história teria terminado por aí, não fosse a fama do jovem forasteiro, que já ganhara os jornais da época e livretos, vendidos aos montes para um povo carente de heróis. Garrett, a outra face dessa história, ganhou notoriedade, dinheiro, mas acabou sendo morto algum tempo depois de escrever um livro contando o que ocorrera naquela noite.
Já se passaram mais de cem anos do acontecido, e o famoso personagem real se transformou em tema para baladas, peças e filmes. O Billy verdadeiro era baixinho, louro, dentuço, no cinema foi retratado por Robert Taylor, Paul Newman, Kris Kristofferson e Emilio Estevez. Confira alguns filmes que trazem Billy, the Kid, como personagem:
O Vingador (Billy the Kid , 1930), de King Vidor: O pistoleiro foi interpretado por Johnny Mack Brown.Billy the Kid Returns (1938), de Joseph Kane: O grande astro Roy Rogers é Billy The Kid, enquanto Wade Boteler é seu inimigo Pat Garrett.The Kid From Texas (1939), de S. Sylvan Simon: O filme traz Dennis O’Keefe no papel principal.Gentil Tirano (Billy the Kid, 1941), de David Miller, Frank Borzage: O pistoleiro podia ser mal, mas era belo como Robert Taylor nesta versão.O Proscrito (The Outlaw, 1943), de Howard Hughes e Howard Hawks: Billy, The kid (interpretado pelo fraco Jack Beutel) não é a atração principal, e sim Jane Russell que está maravilhosa.Duelo Sangrento (1950), de Kurt Neumann: Outro grande astro dos westers, Audie Murphy interpreta um romântico Billy nesta versão colorida.Um de Nós Morrerá (The Left Handed Gun, 1958), de Arthur Penn: James Dean seria o astro desta versão, mas após sua morte, Paul Newman assumiu o personagem.Pat Garrett e Billy the Kid (1973), de Sam Peckinpah: A versão traz o cantor-ator Kris Kristofferson e trilha sonora de Bob Dylan. Uma das melhores.Billy the Kid (1989): Val Kilmer interpretou Billy para uma versão televisiva.Os Jovens Pistoleiros (Young Guns, 1988), de Christopher Cain: Aqui, Billy, The Kid não está só, mas acompanhado de seus amigos de bando. Com Emílio Estevez.Jovens Demais para Morrer (Young Guns II, 1990), de Geoff Murphy: maravilhosa segunda parte de Young Guns. Vale a pena ser conferida.
Escritora, viajante e sobretudo uma curiosa sobre diversos assuntos. Estuda cinema desde 2002 e é Especialista em Estudos Cinematográficos pela UNICAP. Fundadora do blog Purviance e do site Cinemaclássico. .Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.