Filmes sobre Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões

2421

Robin Hood é o conhecido herói que rouba dos ricos para dar aos pobres. Ajudado por seus amigos e moradores de Sherwood, preza pela liberdade e se tornou imortalizado como o príncipe dos ladrões.

Há lendas de que teria sido real e vivido nos bosques da Inglaterra, por volta do século XIII, ns tempos do Rei Ricardo Coração de Leão. Robert Locksley teria sido seu nome real, e após servir ao exército do rei, voltou para casa e encontrou somente devastação. Tomado de indignação, resolveu lutar por seu povo, contra as abusivas leis, se tornando um conhecido fora da lei. O apelido Hood viria do tipo de chapéu que usava, com uma pena. Segundo a lenda ainda, ele teria sido reconhecido pelo Rei Ricardo e se tornado um cavaleiro, recebendo o título de nobreza.

De fato não há realmente pistas se ele chegou a existir, mas sua lenda perdura há muito tempo, tendo sido inspiração para o poema épico Piers Plowman, que foi escrito por William Langand em 1377. Em 1400 já circulavam histórias sobre o príncipe dos pobres. Com uma literatura repleta de histórias, tendo sido tema para poemas, peças, pinturas e espetáculos de dança, seria esperado que com a chegada do cinema o personagem tivesse destaque. No IMDB são 168 ocorrências até o momento, número que não para de crescer com a chegada em 2017 de Robin Hood: Origins (2017) com Taron Egerton. Tentaremos, no entanto, selecionar alguns dos mais importantes filmes que tratam sobre o príncipe dos pobres e que podem ajuda-los a visitar a lenda:

Robin Hood (1912): A primeira versão levada às telas pela Éclair Studios, especializado em curtas metragens. Dirigido por Étienne Arnaud e Herbert Blache, trazia Robert Frazer como Robin. As filmagens foram realizadas em Nova York.
Robin Hood (1913): Dirigido por Theodore Marston, trazia William Russell como Robin.
Robin Hood (1922): Esse foi um dos filmes mais caros da década de 20, com um orçamento de cerca de um milhão de dólares. Trazendo Douglas Fairbanks no papel principal, foi um grande sucesso e recebeu críticas bastante favoráveis, ajudando a consolidar a carreira do ator.
As Aventuras de Robin Hood (1938): Errol Flynn personificou Robin Hood neste que é considerado por muitos como um dos maiores filmes de aventura de todos os tempos. Com um elenco de peso, que inclui Olivia de Havilland e Basil Rathbone, recebeu dois Oscars nesse ano. O primeiro de melhor direção de arte e o segundo de melhor edição. Em 1995 foi declarado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo” pela pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América e selecionado para preservação pelo National Film Registry.
O Filho de Robin Hood (1946): O simpático Cornel Wilde aprendeu a usar o arco e a flecha com o mesmo professor que ensinou Errol Flynn anos antes. O Robin de Cornel assume o nome de Robert de Huntington ao invés de Robert de Nottingham.
Rogues of Sherwood Forest (1950): Essa produção da Columbia Pictures tinha John Derek interpretando o personagem com um vigor adequado ao herói. Diana Lynn retrata Lady Marianne.
Robin Hood, O Justiceiro (1952): Esse foi o primeiro filme da Disney que trazia as aventuras de Robin e Richard interpreta o famoso personagem. As cenas foram realizadas na floresta real de Sherwood.
Robin Hood (1973): Mais uma animação da Walt Disney, dirigido por Wolfgang Reitherman e com as vozes de Brian Bedford (Robin Hood), Monica Evans (Maid Marian), Phil Harris (Little John), Andy Devine (Frei Tuck), Terry-Thomas (Sir Hiss) e Peter Ustinov (Príncipe John / King Richard). A canção “Love” foi indicado ao Oscar.
A Challenge for Robin Hood (1967): o filme inglês trazia Barrie Ingham como Robin e Gay Hamilton como Marian.
The Legend of Robin Hood (1975): A minissérie trazia nos papéis principais Martin Potter, Diane Keen e William Marlowe.
Robin e Marian (1976): Um Robin mais idoso aparece em Robin e Marian (1976), estrelado por Audrey Hepburn e Sean Connery. Conta no elenco também com Robert Shaw como o xerife de Nottingham, Richard Harris como Ricardo Coração de Leão, Nicol Williamson como Little John e Ian Holm como Rei John. Mostra os últimos anos de Robin.
Time Bandits (1981): John Cleese surge como Robin Hood na comédia Time Bandits (1981) , dirigida por Terry Gilliam e estrelado por Sean Connery como o rei Agamenon, Ian Holm como Napoleão, David Warner como gênio do mal e Ralph Richardson como Ser Supremo.
Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões (1991): Kevin Costner foi dirigido por Kevin Reynolds e também estrelado por Morgan Freeman como Azeem, Mary Elizabeth Mastrantonio como Maid Marian, Christian Slater como Will Scarlett.
Robin Hood – Men in Tights (1993): dirigido por Mel Brooks e estrelado por Cary Elwes como Robin Hood, Amy Yasbeck como Marian, Richard Lewis como o príncipe John, Roger Rees como o xerife de Rottingham.
Robin Hood (2006 a 2009): Após 5 anos de cruzadas, Robin Hood retorna a Inglaterra. Essa é a premissa da série Robin Hood, que ficou no ar de 2006 a 2009, foi dirigido por Dominic Minghella e teve como protagonista Jonas Armstrong como Robin.
Robin Hood (2010): Russell Crowe foi Robin. Dirigido por Ridley Scott, e que traz no elenco Cate Blanchett como Marion Loxley, Max Von Sydow como Sir Walter Loxley, William Hurt como William Marshal, Mark Strong como Godfrey, Oscar Isaac como o príncipe John e Danny Huston como Rei Ricardo Coração de Leão.

Comente Aqui!