Sua carreira teve início nos palcos, mas ele se tornou muito conhecido pelo grande público por sua parceria com John Cassavetes.
Biagio Anthony Gazzara, descendentes de imigrantes italianos, nasceu em 28 de agosto de 1930 em Nova York. Desde cedo demonstrou interesse em iniciar uma carreira artística. Após estudar no Actors Studio, participou de vários espetáculos na Broadway. Um deles foi Gata em Teto de Zinco Quente, onde foi dirigido por Elia Kazan. Mesmo tendo sucesso nos palcos, foi reprovado no teste para o filme. O papel acabou ficando com seu colega Paul Newman. Mas Gazzara teria seu lugar de destaque, tendo seu primeiro papel de destaque em O Rancoroso /The Strange One (1957), de Jack Garfein.
Mas, segundo o ator, sua carreira seria mudada definitivamente após ele conhecer John Cassavetes. Este lhe forneceu papéis que exigiam sua atenção e crescimento, tornando-o memorável em cinco filmes do diretor. Essa parceria foi vital para que ele continuasse acreditando em si como um ator. Gazzara participou de cerca de 133 produções ao longo de seis décadas de carreira.
O ator foi diagnosticado com câncer em 1999, mas ainda apareceria em filmes recentes como Dogville (2003) e a série Lei e Ordem. Gazarra faleceu em 3 de fevereiro de 2012, no mesmo dia do aniversário de morte de seu amigo John Cassavetes. Confira uma lista com seus melhores filmes: