Melhores Filmes de William Wyler: O Perfeccionista Premiado com Oscars
William Wyler, conhecido por seu perfeccionismo, foi um dos diretores mais premiados da história de Hollywood. Descubra como ele conquistou múltiplos Oscars e deixou um legado inesquecível no cinema mundial.

William Wyler atravessou gerações trazendo grandes filmes com temas fortes e ficou conhecido pela facilidade com que seus atores ganhavam prêmios. É inegável o valor inestimável do diretor que veio para os Estados Unidos na década de 20 e fez história.
Sempre digo ser uma tarefa árdua separar alguns bons filmes de alguém, principalmente com filmografias tão amplas quanto a de Wyler, que chegou a receber 3 Oscars por sua obra : Mrs. Miniver (1942) , The Best Years of Our Lives (1946) e Ben-Hur (1959) . Ele também recebeu tantas outras indicações.
Bette Davis amava ter diretores que competissem diretamente com ela, que tivessem pulso forte, e, segundo a própria, o único que conseguia domá-la e convencê-la era Wyler. Mas os métodos do diretor talvez não agradassem a todos. A questão entre Davis e Wyler era um caso à parte e envolvia mais razões emocionais.
O diretor nasceu em 1º de julho de 1902 , em Mulhouse, local que fica na fronteira entre a Suíça e a França, mas que, na época, era considerado parte da Alemanha. Ele nunca foi um bom estudante sendo expulso de várias escolas. Sua mãe achava que era um caso perdido, mas tentava incutir no jovem o amor pelas artes, levando-o para shows e ao cinema.
Deu certo, e ele começou a criar gosto pela coisa. Tanto que, em 1921, quando partiu para a América, a primeira coisa que fez foi procurar o estúdio Universal. Conseguiu um emprego por lá como assistente, varrendo os estúdios e movendo os cenários de lugar. Um começo. Pelo menos estava lá dentro e podia entrar em contato com outras pessoas do ramo. Mas, aí, ele foi subindo de escala e, fazendo uma amizade aqui e outra ali, conseguia aprender. Logo estava trabalhando como terceiro diretor assistente e, em 1925, conseguiu sua primeira chance.
Daí por diante, o que se seguiu foi uma lenda. Algumas de suas características incluíam a busca da perfeição, o que exigia vários e cansativos takes. Os atores odiavam, claro, mas muitos deles acabaram por ganhar Oscars por suas performances graças a essas exigências do diretor. Bette Davis chegou a ser indicada três vezes sob sua direção. Sua fama com relação a isso fazia com que fosse bastante procurado. Foram, ao todo, 14 os atores que ganharam Oscars ao serem dirigidos por Wyler . Isso quer dizer muito sobre o ótimo profissional que ele foi.
Um fator que contribuiu para a qualidade de seus filmes foi a parceria com o diretor de fotografia Greg Toland. Juntos, conseguiam as mais belas tomadas. O foco profundo, utilizado em filmes como Os Melhores Anos de Nossa Vida, seria marcante (e bastante utilizado posteriormente por Orson Welles). Vale a pena vocês também darem uma olhada na cena de abertura de A Carta.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Wyler se voltaria para contar histórias sobre a guerra, chegando a fazer o perigoso documentário Memphis Belle: A Story of a Flying Fortress (1944) , que quase lhe custou a vida. Seu sucesso seguiu-se nas décadas seguintes e foi para ele que Barbra Streisand fez o convite para seu filme de estreia, Funny Girl (1968) . O diretor, que na época estava com 66 anos, falou sobre o quão difícil foi dirigi-la, mas mesmo assim rasgou-se em elogios.
O diretor, que recebeu doze indicações ao Oscar, aposentou-se após A Libertação de L.B. Jones (1970) e faleceu 11 anos depois, em 27 de julho de 1981. Morava em Beverly Hills e faleceu em decorrência de um enfarte, três dias após dar uma entrevista para um documentário preparado por sua filha Catherine.
Quer começar a conhecer um pouco mais sobre sua obra? Então confere essa listinha que preparei:







