Clark Gable de A a Z

483

Alcunha: O Rei de Hollywood.

Bastarda: Judy Lewis é filha de Clark com a atriz Loretta Young. O romance ocorreu durante as filmagens de The Call of the Wild (1935) e Loretta escondeu à sete chaves o segredo.

Casamento por interesse: ainda jovem, casou-se duas vezes com mulheres mais velhas. A primeira foi Josephine Dillon (14 anos mais velha), que lhe ajudou a conseguir alcançar a fama. A segunda foi Maria Franklin Gable (17 anos mais velha). Além delas, casou-se também com Carole Lombard, Silvia Ashley e Kay Williams.

Disléxico: o ator era. Esse fato foi oculto até muito tempo após sua morte. Apesar disso, ele amava ler.

Eleito: pela revista Empire como uma das 100 Estrelas mais sexy da história do cinema.

Fato: após a morte de sua esposa Carole Lombard, ele se alistou no exército americano, embora já tivesse passado da idade. Queria alguma coisa que lhe fizesse esquecer sua dor.

Greta Garbo: Clark simplesmente a odiava. E era mútuo. Ela achava a atuação dele péssima, e ele a considerava esnobe.

Hitler: era um fervoroso fã do Gable. Durante a guerra chegou a oferecer uma recompensa considerável para que qualquer pessoa capturasse o ator (que estava no exército americano).

Interessante: Chegou a ser sondado para fazer Tarzan em “Tarzan the Ape Man” (1932), mas foi considerado um desconhecido e Johnny Weissmuller foi escolhido.

John Clark Gable: o filho não chegou a conhecer o pai. Sua mãe estava grávida quando o pai morreu.

Kent: o ator foi fonte inspiradora para o personagem Clark Kent, o Superhomem.

Lombard: Carole foi sua terceira e mais amada esposa. Clark perdeu-a quando ela sofreu um acidente aéreo em 1942. Ele jamais se recuperaria inteiramente.

Marca: o bigode muito fino e a voz poderosa.

Nascimento: quando ele nasceu, foi erroneamente registrado como uma mulher na certidão de nascimento.

Oscar: ele entregou seu Oscar recebido por “It Happened Onde Night” (1934) a uma criança que o admirava. Após sua morte, ela devolveu-a a sua família.

Paixão: foi a grande paixão de Joan Crawford. Entre idas e vindas, casamentos e divórcios com outras pessoas, os dois permaneceram amantes durante vários anos. Ele estava ao seu lado quando soube da chocante notícia da morte de Carole Lombard.

Querido: Grace Kelly estava muito apaixonada pelo velho astro enquanto filmavam Mogambo (1953). Houve boatos de que os dois estavam noivos, mas Gable fez questão de negar, deixando a futura princesa desolada.

Refeito: antes da fama submeteu-se a cirurgia nas orelhas (que eram ainda maiores) e arrancou os dentes que ainda restavam.

Sorriso: teve quase todos os seus dentes extraídos em 1933, depois que teve piorréia.Teria ido a óbito se não tivesse sido levado a um hospital.

The Misfits (1961): seu último filme. O ator já estava adoentado. Mesmo assim dispensou dublês em suas cenas.

Um papel marcante: Rhet Buttler, de E o Vento Levou (1939).

Vale de Willamette de Oregon: lugar onde ele, durante a década de 20, trabalhou como lenhador. E odiava.

Walt Disney: as vozes dos dois se pareciam espantosamente.

X: tentou se matar quando soube da morte de sua esposa Carole Lombard, usando uma moto.

You Made Me Love You (Dear, Mr. Gable): foi cantada por uma adolescente Judy Garland no aniversário de 36 anos do rei. Em retribuição, o ator deu-lhe uma pulseirinha de ouro.

Z: o ator, antes da fama, chegou a trabalhar como gigolô. Dentre suas “clientes”, as atrizes Pauline Frederick e Laura Hope Crews

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGreta Garbo de A a Z
Próximo artigoRomy Schneider de A a Z
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre o cinema. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.