Grandes Comediantes do Cinema Mudo

4810

Cinema mudo e comédia nos remete logo a Charles Chaplin e também em Laurel e Hardy (O Gordo e o Magro). Mas naquela época brilharam também alguns que embora estejam esquecidos hoje, fizeram a alegria naqueles cinemas pequenos.

Chaplin e Mabel Normand

Quando Chaplin chegou na Keystone, já encontrou Mabel Normand. Ela era a mais importante comediante do estúdio. Em “Mabel’s Strange Predicament”, o primeiro filme realizado (Making a Living foi o primeiro lançado) que contou com a presença de Chaplin, Mabel Normand estava lá.

Até hoje lea é creditada como a mais importante comediante do cinema mudo. Além de atuar, ela também era roteirista e dirigiu vários de seus filmes. Em 1918 ela assinou um contrato com Samuel Goldwyn, chegando a ganhar 3.500 dólares por semana, uma quantia significativa para aqueles tempos. Isso fez com que ela deixasse a Keystone.

Roscoe Arbuckle

Roscoe Arbuckle foi uma das estrelas mais populares entre 1914 e 1922. Infelizmente sua carreira foi interrompida por um escândalo ocorrido durante uma festa em que uma atriz foi estuprada e morta. O comediante foi julgado inocente, mas jamais conseguiu retornar à carreira que tivera tanto sucesso. O ator dividiu a cena com Chaplin, Buster Keaton (com quem estrelou uma série de comédias antes deste último se lançar sozinho) e reinava absoluto dentro da Keystone. Após o escândalo, ele continuou a trabalhar de forma esporádica como diretor, utilizando codinomes para ocultar seu verdadeiro nome.

Buster Keaton

Buster teve sua primeira grande chance ao lado de Roscor Arbucke no filme The Butcher Boy. Quando começou a dirigir, Buster utilizaav-se de gags visuais e truques de câmera, tornando suas comédias inteligentes. Seu rosto impassível diante de qualquer situação, lhe rendeu o apelido de “The Great Stone Face”. Para alguns historiadores, ele é considerado um dos maiores diretores de todos os tempos. Seu filme O General é um dos maiores filmes do cinema mudo.

Harold Lloyd

Harold Lloyd fez quase 200 filmes entre 1914 e 1947 e é considerado, juntamente com Buster Keaton e Charles Chaplin, um dos mais influentes comediantes da era muda. Muitos de seus filmes traziam cenas de perseguição. Lloyd criou um personagem almofadinha que não tinha medo de aventuras. Em uma de suas mais memoráveis cenas, no filme “Safety Last” ele se pendurou em um relógio de um prédio altíssimo.

Harry Langdon

Harry Langdon foi mais um dos astros descobertos por Mack Sennett. Seu personagem era um homenzinho de olhos arregalados e de características infantis. Apesar de dirigir também, Langton teve suas melhores performances quando foi dirigido por outros.

Edna Purviance com Chaplin

Edna Purviance apareceu em 33 produções de Chaplin, incluindo o mais célebre de todos, The Kid (O Garoto), 1922. Não era atriz quando  o diretor a escolheu para ser seu par nas telas, mas era justamente sua despreocupação que tornou célebre suas expressões de surpresa diante das peripécias do Carlitos.

Comente Aqui!