Biografia de Johnny Weissmuller: Das Águas Olímpicas às Selvas de Hollywood
Descubra a história de Johnny Weissmuller, nascido em 1904, que se destacou como nadador olímpico e ator. Conhecido por ganhar cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, Weissmuller também imortalizou o personagem Tarzan no cinema, tornando-se um ícone cultural.

Johnny nasceu em 2 de junho de 1904 no Banat, na Romênia. Sua família mudou-se quando ele ainda era criança de colo para os Estados Unidos. Seu primeiro interesse foi como esportista, desencadeado por uma infância com problemas de saúde. Desde cedo treinando, o futuro ator conquistou cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 28, com a natação. Chegou a estabelecer 67 recordes mundiais, ganhando mais de 50 campeonatos nacionais. Hoje é considerado um dos maiores nadadores de todos os tempos.
Em 1934 foi convidado para estrelar a série de filmes Tarzan. Weissmuller aceitou o desafio e se tornou conhecido como o primeiro homem macaco. Seu grito foi utilizado pelos demais, tornando-se sua marca registrada. Estigmatizado por seu personagem, ele tentou seguir carreira artística, mas seus personagens eram sempre no mesmo estilo. Veio Jim das Selvas, uma série feita no final da década de 40 mas que seguia o mesmo gênero de aventura nas selvas. .
Weissmuller não conseguiu se livrar de Tarzan até o final de seus dias. Mas sua imagem de Tarzan ajudou-o nos negócios. Tornou-se empresário, aposentando-se em 1965, quando se juntou aos atores Jock Mahoney e James Pierce para promover mais uma estréia de Tarzan, dessa vez em série, e com o então jovem ator Ron Ely.
O ator faleceu de edema pulmonar em sua casa em Acapulco, em 20/01/1984. Uma gravação do grito de Tarzan foi colocada durante seu funeral, enquanto o ex-esportista e ator era enterrado. Weissmuller, que casou diversas vezes, deixou três filhos.