Após uma entrevista com Thomas Edison, o cartunista J. Stuart Blackton ficou entusiasmado com aquilo que poderia ser um sucesso: o ramo do cinema. Em 1897 fundou a Companhia Americana Vitagraph com seu amigo Albert E. Smith. William “Pop” Rock iria integrar o grupo já na virada do século. Esse foi um dos mais antigos estúdios de Hollywood. Utilizando equipamentos originais de Thomas Edison, vieram para a Costa oeste escapando do mau tempo em Nova York.
Em 1925 a Companhia estava sofrendo com problemas financeiros, e acabou comprada pela Warner Bros, que anexou todo lote da Vitagraph por 1 milhão de dólares. Em 1948, o lote foi comprado pela ABC Television Network, que mais parte faria parte dos Estúdios Disney. Atualmente, nos prédios onde ficava a Vitagraph está sendo filmada a série americana Grey’s Anatomy.
A LOCALIZAÇÃO
O primeiro escritório da Vitagraph ficava na Lower Manhattan, esquina da St. Nassau e Beekman.
Posteriormente, em 1906 se mudaram para a 14th st and Locust avenue, no Brooklyn, Nova York.
Em 1911 foram para Santa Monica, Califórnia e um ano depois se moveram para um rancho de 29 hectares em Hollywood.
Vários astros trabalharam na Vitagraph, dentre eles Rodolfo Valentino, Mary Pickford, Lillian Gish, Norma Talmadge, Douglas Fairbanks, Lionel Barrymore e Joe. E. Brown. Oliver Hardy e Stan Laurel fizeram mais de 40 filmes mudos. Lá começaram a brilhar estrelas, conhecidas como “garotas vitagraph”, como Florence Turner, uma das maiores estrelas da companhia:
ALGUNS FILMES DE SUCESSO
Outros:
Adventures of Sherlock Holmes (1905)
San Francisco Earthquake and Fire (1906)
Uncle Tom’s Cabin (1910)
The Life of Moses (1910)
Vanity Fair (1911)
The Battle Cry of Peace (1915)
The Juggernaut (1915)
FOTOS DO ESTÚDIO