Jane Seymour, a eterna Elise Mckenna de Em Algum Lugar do Passado

6180

Joyce Penelope Wilhelmina Frankenberg, mais conhecida como Jane Seymor, nasceu em 15 de Fevereiro de 1951 em Londres

Sua mãe era uma enfermeira holandesa, e seu pai um médico inglês. Por causa disso, desde criança, ela aprendeu dois idiomas. Quando estava na escola de artes assumiu o nome de Jane Seymour em homenagem à terceira esposa do rei Henry VIII.  Jane nasceu com heterochromia, uma condição que fa com que os olhos tenham duas cores. O direito é marrom e o esquerdo, verde.

Sua carreira nas telas teve início em 1969 quando ela atuou em Oh! What a Lovely War. Era um pequeno papel, mas que serviu de experiência para sua carreira. Em 1973 ela estreava em seu primeiro papel para a televisão, na série The Onedin Line. O reconhecimento internacional veio com a participação no filme James Bond , Live and Let Die .

Na década de 80 ela atuaria nos palcos ao lado de Ian McKellen e Tim Curry em Mozart. Com sua representação, foi indicada a 7 prêmios Tony, ganhando cinco. Neste mesmo ano ela faria o papel que lhe daria um reconhecimento maior: A Elise McKenna do filme “Em Algum Lugar do Passado”. Embora tenha tido um pequeno orçamento, o filme se tornou um dos maiores sucessos da década, sobretudo no Brasil. Marcou também o início de uma grande amizade com o ator Christopher Reeve. O ator era padrinho de um dos seus filhos, Kristopher. O sucesso do filme também fez com que ela iniciasse uma carreira como escritora de auto ajuda.

Em Algum Lugar do Passado

Em 1981 Jane apareceria no filme East of Eden, baseado no romance de John Steinbeck. O filme televisivo não é um remake da versão lançada na década de 50 e que trazia James Dean no papel principal. Esta enfoca a personagem Cathy, mãe dos garotos. Foi o suficiente para que ela recebesse o Globo de Ouro.

A atriz possui olhos de cores distintas

Sua carreira seguiu com imenso sucesso durante as décadas de 80 e 90. Nos anos 2000 ela passou a se dedicar principalmente à televisão e ao teatro.

A atriz foi casada quatro vezes. A primeira com Michael Attenborough (1971 a 1973), em seguida com Geoffrey Planer (1977 a 1978), seu terceiro marido foi David Flynn (1981 a 1992) com quem teve dois filhos e é casada com James Keach desde 1993, com quem teve dois filhos. Tornou-se cidadã americana e trabalha para várias entidades de caridade, entre eles, a UNICEF.

Gostou da matéria? Aproveite para compartilhar entre seus amigos!

Confira também:

Galeria de Fotos de Jane Seymour

 

 

Comente Aqui!