Biografia de Tippi Hedren

2322

Nathalie Kay Hedren, ou melhor, Tippi Hedren nasceu em 19 de janeiro de 1930. Iniciou sua carreira nas mãos do diretor Alfred Hitchcock. E isso não é fácil. Ela a vira em um comercial de tv e a chamou para um teste de elenco para compor Os Pássaros (The Birds).

No filme, Tippi interpreta uma mulher que ao chegar em uma cidade vivencia uma situação de terror ao presenciar um ataque de pássaros. Com sua interpretação, ela ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

Tippi Hedren para Os Pássaros

No ano seguinte ela apareceria em  mais um filme de mestre do suspense, Marnie, Confissões de uma Ladra. Dessa vez dividiu o protagonismo com o jovem Sean Connery. Na verdade ele queria que Grace Kelly fizesse o papel, mas diante da negativa dela, ele chamou Tippi. O resultado foi uma direção problemática, e com Tippi declarando posteriormente que ele praticamente não falou com ela durante as filmagens.

Tippi posteriormente trabalharia sob a direção de outro grande diretor: Charles Chaplin. Em A Condessa de Hong Kong (1967) ela divide a tela com Marlon Brando, Sophia Loren e Sydney Chaplin (filho do diretor). Tippi apareceria em uma série de filmes ao longo das décadas mas jamais conseguiu voltar a ter o mesmo sucesso.

Tippi Hedren e Alfred Hitchcock, Cannes, 1963

Em entrevista, ela chegou a acusar o diretor Alfred Hithcock de assédio. Segundo ela, em entrevista ao The Times, Alfred Hitchcock manteve-a sob contrato, pagando semanalmente por quase dois anos, e sem possibilidade de fazer mais nenhum outro trabalho, somente porque ela se recusou a seus avanços sexuais.

“Eu admirava Hitch tremendamente para seu grande talento e ainda fazer”, disse Hedren ao Londres Daily Mail . “Eu admirava Hitch tremendamente para seu grande talento e ainda fazer”, disse Hedren Londres Daily Mail . “No entanto, ao mesmo tempo, eu o odiava por seu comportamento e pela forma como ele me assediou. Ele era um grande diretor. E destruiu tudo por seu comportamento quando eu e ele estávamos sozinhos.”

Tippi casou-se três vezes: com Luis Barrenechea (durou entre 1985 a 1995), Noel Marshall (de 1964 a 1982), Peter Griffith (de 1952 a 1961). Com Peter teve sua única filha, Melanie.

Entre seus filmes e aparições na TV, Tippi dedicou-se aos direitos humanos, usando seu status de celebridade para levantar fundos para organizações de várias causas.
A partir de 1981 começou a envolver-se ativamente em diversas causas humanitárias, entre elas os direitos dos animais.

É também coordenadora voluntária do programa “Food for the Hungry”. Tem viajado pelo mundo para fundar programas de ajuda aos atingidos por terremotos, furacões, fome e guerra e recebeu inúmeros prêmios, inclusive o “Humanitarian Award”.

Confira também:

40 Frames do filme Pássaros (1963), de Alfred Hitchcock

Comente Aqui!