Eu visitei a casa de Audrey Hepburn na Suíça!

566

Como alguns de vocês souberam, estive em viagem no último mês. E dessa vez resolvi visitar alguns lugares que eram relevantes para mim como fã de cinema, sobretudo o clássico. Escreverei uma série de matérias contando tudo para vocês. E o primeiro dos lugares visitados foi Tolochenaz, na Suíça.

A casa onde Audrey morou, a “La Paisible” situa-se na Route de Lully 35, 1131 Tolochenaz, Suíça. O lugar hoje em dia é morada de algumas famílias e por ser privada não é possível a visitação.

Isso é tudo o que vemos, pessoal.
Mas que visão.

Saliento aqui que ainda vimos um senhor entrando na casa. Provavelmente um dos moradores, já que a casa hoje em dia é habitada por algumas famílias. Mas e coragem pra pedir pra dar uma espiadinha? Não tive.

Como sou uma pessoa que gosta de tocar nas coisas e sentir a energia delas, toquei nos muros até chegar à parte dos portões. No canto do muro tem uma placa indicativa de que ela morou ali entre 1963 e 1993.

A minha cara de besta na frente. Ventava muito, mas eu não tava nem aí. Eu tava na casa de Audrey, cara!!!
A cara de boba

Uma Praça em sua homenagem!

Caminhando pelas pequenas ruas, cheguamos em 5 minutinhos numa praça dedicada à atriz belga. Lá há um busto que foi oferecido pelos filhos de Audrey (Sean e Luca) à comuna de Tolochenaz em 2012. Nessa praça Audrey sentava-se para relaxar, olhar as flores e ver o tempo passar. Claro que me sentei no lugar. Algumas fotos:

Na placa: Praça Audrey Hepburn
O busto oferecido por seus filhos à cidade onde ela escolheu viver.
Visto por outra perspectiva
O folhetinho que peguei no local.
Eu toda besta sentada no banco em que ela sentava!!! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Na placa: “Eu passo muito tempo em meu jardim. Muitas vezes olho para o céu para tentar descobrir o tempo reservado às minhas flores. No verão, temos tempestades violentas porque vivemos perto do lago. No dia seguinte, elas estão inclinadas e tenho que apoia-las. Elas se recuperam. É isso que acho extraordinário, os planos e sua determinação. Com uma pequena ajuda, elas revivem.” 

O cemitério onde ela está enterrada

 

Audrey faleceu em 20 de janeiro de 1993 na casa de Tolochenaz. Ela descobriu um câncer enquanto fazia trabalhos humanitários para a UNICEF e adoeceu rapidamente. Caminhando cerca de 10 minutos de sua casa, avistamos a igreja onde foi realizado seu funeral:

A igreja de Tolochenaz
A igreja de Tolochenaz

O cemitério é simples e fica numa pequena subida. O silêncio é quebrado apenas pelo balançar das folhas das árvores e por alguns carros que passam na avenida. Ao entrar no cemitério minúsculo, eu já sabia que seu túmulo estava situado no lado direito. Mas ao ver a cruz em mármore e seu nome escrito, me emocionei. Lá havia flores, como em vários outros túmulos ao redor.

Além de flores, fotos provavelmente deixadas por outros fãs. No momento em que toquei sua cruz, chorei. Eu não sabia bem como agir naquele momento. Era o mais próximo que eu chegaria dela. Então agradeci.

Seu túmulo era simples como a atriz.

Não é difícil entender porque Audrey escolheu essa pequena cidade. Com menos de 2000 habitantes, Tolochenaz emana paz, simplicidade e beleza. Tudo o que Audrey representa.

* Meus agradecimentos a Luc, que me guiou pacientemente durante todo esse passeio e gentilmente tirou essas fotos.

Comente Aqui!