Aurora Miranda: Outra Pequena Notável

2738
Carmen acabou se tornando a mais famosa das Miranda, mas sua irmã Aurora era tão brilhante e talentosa quanto ela. Nascida em 20 de abril de 1915 no Rio de Janeiro, começou a cantar ainda pequena, e acompanhava sua irmã em suas apresentações no rádio. Aos 18 anos recebeu sua primeira oportunidade e teria seu auge aos 26, quando cantou ao lado de Zé Carioca e o Pato Donald.
Irmãs e amigas
Seis anos mais nova que Carmen, Aurora tinha na irmã uma grande amiga e companheira e se deliciava ouvindo-a cantar com grandes mestres. Aos 18 anos foi chamada para cantar na Rádio Mayrink Veiga. Era o ano de 1932, e ela começava uma carreira profissional. Josué de Barros tencionava torna-la uma cantora como fizera com sua irmã 10 anos antes. Ela começou a se apresentar no Programa Casé.
Alô Alô Carnaval
Um pouco temerosa mas obstinada, Aurora topou o desafio e no ano seguinte já estava na boca do povo por causa da música “Cai cai balão”, de Assis Valente, que cantava ao lado de Francisco Alves, o rei da voz. A dupla repetiria o sucesso com a deliciosa “Você então … Mente”. Gravada pelo selo Odeon, a música se tornaria um sucesso instantâneo, tocando em todas as rádios do Brasil. No período, a cantora chegou a gravar 162 músicas, aparecendo em 1936 ao lado da irma no filme “Alô Alô Carnaval”. Com roupas brilhantes, confeccionadas pela própria Carmen, elas cantavam o número “Cantoras do rádio”, e João de Barro, Alberto Ribeiro e Lamartine Babo.
Os quindins de Iaiá

Aurora era muito discreta quanto sua vida particular, e em 1940 casou-se com Gabriel. Já estabelecida nos Estados Unidos, Carmen lhe deu uma passagem para a lua de mel, e insistiu para que a irmã ficasse ao seu lado. Ela topou e começou a se apresentar m algumas casas de shows. Carmen também foi responsável por inseri-la em alguns filmes. O de maior sucesso foi o The Three Caballeros (1944), uma animação em que ela atua ao lado do Pato Donald e Zé Carioca, mostrando as belezas do Rio. Ainda na América atuou em programas de rádio com Orson Welles e Rudy Vallee.

 

 

O grande sonho de Aurora, porém, era ter filhos. E ela teve dois: Gabriel e Maria Paula. O desafeto com o marido de Carmen Miranda fez com que ela pensasse seriamente em voltar para o Brasil. Aurora não entendia como a irmã podia suportar os desmandes de David Sebastien, marido de Carmen. Ele a obrigada a estafantes correrias entre um show e outro, causando uma depressão severa na cantora.
Com Carmen no Rio de Janeiro

A irmã mais nova de Carmen sofria ao ver o estado de sua irmã, mas ao perceber que perdera essa batalha, mudou-se com os filhos e marido para o Brasil. As preocupações continuavam e foi com grande tristeza que recebeu a notícia da partida precoce de sua irmã aos 46 anos, de um ataque cardíaco.

 

Ao voltar ao Brasil ainda chegou a cantar em algumas casas de shows, mas não era bem isso que ela queria. Aurora não se considerava uma estrela. Ela preferia a vida caseira e resolveu se dedicar à família. A cantora faleceu em 22 de dezembro de 2005, no Rio de Janeiro. Tinha 90 anos, dois filhos e sete netos. Foi enterrada no cemitério São João Batista.

Relembrando alguns de seus maiores sucessos:

Cai cai Balão, com Francisco Alves:


“Você então … Mente”, com Francisco Alves:

Mania de Malandro, de Herivelto Martins

Cidade maravilhosa, de André Filho

Molha o pano do filme “Alô Alô Carnaval” (1936 )

Cantoras do Rádio do “Alô Alô Carnaval” (1936 )

Teus Olhos, de Ataulpho Alves e Roberto Martins

Blame It on the Samba, do filme Melody Time (1948)
Os Quindins de Iaiá, do filme The Three Caballeros (1944)

 

Comente Aqui!