Curiosidades: 20 Fatos que você não sabia sobre James Dean

7985

1. James Dean usava próteses dentárias. Ainda jovem James sofreu um acidente onde perdeu os dois dentes da frente.

 

2. O ator tinha sérios problemas de vista e era míope. Não conseguia enxergar nada sem seus óculos e só tirava para atuar ou tirar fotos.
3. Seu livro preferido era O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry. Ele até pensava em fazer uma versão cinematográfica do livro.
4. A atriz Liz Sheridan, mais conhecida por seu papel em Seinfeld, afirmou em livro que ela e James tiveram um romance antes da fama dele. O livro é Dizzy & Jimmy: Minha vida com James Dean: A Love Story .
5. O primeiro papel profissional que ele recebeu foi por um comercial da Pepsi, em 1954, recebendo 10 dólares. Vocês podem conferir o comercial aqui:https://www.youtube.com/watch?v=0_NftCidfdE

 

 6. James Dean sofria de insônia e passava noites sem dormir.
7. Ele tinha um gosto eclético para música. Gostava de músicas tribais africanas e afro-cubanas, além de clássicos de Béla Bartók e Igor Stravinsky, Jazz e blues (Billie Holiday era sua preferida) e também Frank Sinatra e Judy Garland. A música “When Your Lover Has Gone”, cantada por Billie Holiday era sua canção favorita.
8. Seu gatinho siamês Marcus foi um presente de sua amiga Elizabeth Taylor durante as filmagens de Giant.
9. James tinha como ídolo Marlon Brando. Ele imitava seus gestos e modo de se vestir. Os dois se encontraram algumas vezes, mas Brando fez questão de falar em sua autobiografia que não gostava dele. Segundo Brando, James deixava mensagens no seu serviço de mensagens mas ele não retornava suas chamadas. Os dois se encontraram três vezes: no set de East of Eden, no set de Désirée e em uma festa, onde Brando o chamou num canto e disse ao jovem ator que procurasse um psiquiatra.

10. Assim como seu ídolo Marlon Brando, ele também tocava bongo nas horas vagas.

11. James morreu um mês antes do lançamento de seu filme mais icônico, Rebel Without a Cause. Giant também foi lançado após sua morte. O único filme que foi lançado ainda em vida foi Vidas Amargas, de Elia Kazan.

12. James dirigia ao lado do seu mecânico Rolf Wuetherich na hora do acidente. Rolf sofreu apenas ferimentos na cabeça e quebrou uma perna, sobrevivendo ao acidente. Donald Turnupseed, que dirigia o outro carro, não sofreu nada e morreu apenas em 1995 de câncer.

13. James tinha assinado o contrato para estrelar  Somebody Up There Likes Me. Após sua morte, Paul Newman assumiu o papel e foi um dos filmes que o ajudou na sua carreira.

14. James foi o primeiro ator nomeado postumamente ao Oscar. Ele foi indicado a Melhor Ator por sua atuação em East of Eden. Em 1957 ele também foi indicado, desta vez a Melhor ator coadjuvante por Giant. Os outros atores indicados postumamente a melhor ator foram Spencer Tracy, Peter Finch, e Massimo Troisi.

15. No momento de sua morte, James não tinha deixado um testamento. Suas rendas foram para seu pai, com quem ele tinha um relacionamento turbulento. Mas a maior parte de seus objetos pessoais foram roubados de seu apartamento. Seu pai herdou sua propriedade que estava avaliada em 96 mil dólares. A maior parte do espólio veio de sua apólice de vida. Na sua conta corrente tinha apenas 3 mil dólares.

16. Segundo a biografia “The Mutant King, de David Dalton, o boato de que Dean gostava de ter cigarros apagados no corpo surgiu depois que o atr fez um desenho a lápis chamado The Human Ash Tray. No desenho havia um corpo humano em forma de cinzeiro e com muitas pontas de cigarro. Na verdade o desenho não indica inclinações sexuais de Dean, mas tem a ver com o vício pesado em cigarros.

17. Segundo Elizabeth Taylor, Dean teria lhe confidenciado que foi molestado aos 11 anos de idade por um pároco de sua cidade, justamente quando ele mais sentia falta de sua mãe. Os dois atores ficaram muito próximos durante as filmagens de Giant e ela não entendia como ele mudava tão rápido de humor, por vezes passando por ela sem falar.

18. Era muito amigo do ator Martin Landau.

19. Pouco antes de morrer tinha fechado um contrato com a Warner Bros no valor de 900.000 dólares para aparecer em 9 filmes. Seu próximo projeto seria Marcado Pela Sarjeta (1956), seguido de Um de Nós Morrerá (1958), Terra Cruel (1957) e Gata em Teto de Zinco Quente(1958).

20. Foi o maior ídolo de Elvis Presley.

Comente Aqui!