Conhecendo Dennis Hopper, o último dos selvagens

2506

Ele é conhecido como o último dos garotos problema de Hollywood. Nascido em 17 de maio de 1936, era mais do que um sucessor de James Dean. Com tanto tempo pela frente, Dennis Hopper teve uma carreira que durou mais de 50 anos. Confira algumas curiosidades:

1. Ele começou a trabalhar como ator na televisão

O ator nascido em 17 de maio de 1936, pareceu pela primeira vez em uma série de séries de televisão dos anos 1950, incluindo Medic (1954), Cheyenne (1955) e Sugarfoot (1957)

2. A estreia nas telas foi em Juventude Transviada (1955) ao lado de James Dean

Já começou a ganhar a fama de garoto problema nesta época.

3. Ele considerava Dean um de seus melhores amigos e também o maior ator com quem trabalhou

Natalie Wood e Dennis

O hobbie de fotografar foi o que os uniu e também o espírito livre de ambos. James Dean o incentivou a seguir outros rumos além da interpretação. Dennis seguiu seu conselho e também se tornou diretor. Na época ele também ficou muito amigo de Natalie Wood.

4. Ele foi indicado a dois prêmios da Academia

Como roteirista por Sem Destino (1969) e como Ator em Momentos Decisivos (1986). Mas não ganhou nenhum.

5. Hopper dirigiu Sem Destino (1969) e o filme foi um sucesso de bilheteria

Dennis Hopper, Karen Black e Peter Fonda em Easy Rider (1969)

East Rider, título original, foi realizado com um baixo orçamento e trazia atores como Peter Fonda, Dennis, Jack Nicholson e Karen Black. Se tornou um sucesso de bilheteria já que se identificava com a juventude da época, que fugia do sistema. Sem Destino incentivou os estúdios a investir em filmes nesse nicho, sobre o movimento anti-establishment.

6. Porém, seu próximo filme foi um fracasso

Se seu primeiro filme dirigido foi um sucesso, O Último Filme (1971) foi um fracasso em todos os sentidos, tanto crítico quanto financeiro. Mas Dennis falou que o problema também foi o envolvimento dele com drogas que fizeram com que ele rendesse bem menos do que devia. Essa época também prejudicou seus envolvimentos amorosos. Seu casamento com Michelle Philipes, por exemplo, durou apenas oito dias.

7. Ele seguiu uma carreira na Europa enquanto tentava se recuperar. Até ressurgir com tudo em Apocalypse Now (1979)

Com este filme dirigido por Francis Ford Coppola, ele recebeu diversos elogios, ganhando forças para dirigir seu próximo filme: Anos de Rebeldia (1980). Tudo isso foi possível graças ao esforço dele em livrar-se do vício. Segundo ele, sem a reabilitação teria sido impossível retornar com tudo em suas performances.

8. Além de ator ele tinha outros talentos

Paul Newman fotografado por Dennis Hopper

Além de ator e diretor, Dennis era um ótimo fotógrafo e teve seus trabalhos exibidos em várias galerias ao redor do mundo.  Ele chegou a publicar um livro de fotos no final da década de 80. A dedicatória foi para Jimmy.

9. Dennis também era um colecionador de arte moderna

Ele conhecia profundamente arte e era um dos maiores colecionadores de arte moderna dos Estados Unidos. Seu fascínio teve início com as aulas que teve ainda na infância no Nelson-Atkins Museum. Ele chegou a pintar e fazer poesias, mas teve boa parte de suas obras perdidas em um incêndio em 1961.

10. O ator se casou cinco vezes

Dennis Hopper e Michelle Phillips

Casamentos: Brooke Hayward ( 9 de agosto de 1961 – 7 de fevereiro de 1969, um filho), Michelle Phillips ( 31 de outubro de 1970 – 8 de novembro de 1970) , Daria Halprin ( 14 de maio de 1972 – 1976, um filho), Katherine LaNasa ( 17 de junho de 1989 – 1992, um filho) e Victoria Duffy ( 12 de abril de 1996 a 29 de maio de 2010, um filho).

11. Seus dias finais

Em outubro de 2009 ele revelou que estava com câncer desde 2002. Ele estava se divorciando de Victoria na época de sua morte, alegando que ela tentara matá-lo. O ator faleceu em 29 de maio de 2010 e foi enterrado em Ranchos De Taos, Novo México. Seus amigos Jack Nicholson , Peter Fonda e Val Kilmer foram alguns que estiveram em seu funeral.

 

12. Ele foi homenageado com uma estrela na calçada da fama pouco tempo antes de partir

DENNIS HOPPER
HOLLYWOOD WALK OF FAME
DENNIS HOPPER HOLLYWOOD WALK OF FAME
LOS ANGELES, CA, USA
26 March 2010
LBI32228

Ele recebeu a homenagem em março, poucos meses antes de partir.

Confira também:

Juventude Transviada (1955)

Comente Aqui!