Conheça as mães mais famosas do cinema que emocionaram, inspiraram e marcaram gerações com histórias inesquecíveis nas telonas.
Post Views:49
As mães sempre tiveram um papel de destaque no cinema, representando o amor incondicional, a proteção e, em alguns casos, o lado mais sombrio da maternidade. De figuras acolhedoras que enfrentam tudo pelos filhos a personagens marcadas por egoísmo, obsessão ou negligência, o cinema nos presenteou com mães famosas que marcaram gerações nas telonas — para o bem ou para o mal.
Neste artigo, reunimos as mães mais famosas do cinema, explorando personagens que ficaram gravadas na memória do público por sua complexidade, carisma e impacto nas histórias que protagonizaram. Prepare-se para rever ícones da sétima arte que representam diferentes faces da maternidade, em filmes que emocionam, provocam e fazem refletir.
Eva Khatchadourian (Tilda Swinton) em Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011): Eva se sente culpada por não amar seu filho, e descobrirá que ele tem problemas psicológicos gravíssimos. Tema pesadíssimo.Erin (Julia Roberts) em Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000): Erin é a mãe de três filhos que irá mobilizar uma cidade após descobrir que a água está contaminada.Rachel Flax (Cher) em Minha Mãe é uma Sereia (1990): Rachel é uma mãe moderna de duas filhas. Muda-se constantemente de cidade para tentar resolver seus problemas. Era um filme que foi passado até a exaustão na sessão da tarde.Manuela (Cecilia Roth) em Tudo sobre minha mãe (1999): Após a morte do filho, mulher decide ir em busca do ex para contar a verdade. Um dos melhores filmes de Pedro Almodovar. O título remete a Tudo sobre Eve.J.C. Wiatt (Diane Keaton) em Presente de Grego (1987): Ela é uma mulher de negócios que tem que lidar com a maternidade de uma hora para outra.Rusty Dennis (Cher) em Marcas do Destino (1985): Rusty é a mãe cujo filho tem uma doença rara. Bem tocante e também passava muito na sessão da tarde.Aurora Greenway (Shirley MacLaine) em Laços de Ternura (1983): O filme mostra a relação nem sempre alegre, mas cheia de afeto entre mãe e filha.Sophie (Meryl Streep) em A Escolha de Sofia (1982): o que fazer quando uma mãe precisa escolher entre seus filhos?Edie Bouvier Beale em Grey Gardens (1975): Elas foram ricas, e vivem agora sozinhas em uma casa abandonada. O documentário é um triste relato sobre a vida de Big Edie e sua filha Little Edie.Alice (Ellen Burstyn) em Alice Não Mora Mais Aqui (1974): Alice precisa ganhar a vida após perder o marido e ficar com um filho para criar.Helen North Beardsley (Lucille Ball) me Os Seus, Os Meus E Os Nossos (1968): Tudo acontece quando um casal resolve unir seus 18 filhos. Leia mais sobre o filme clicando aqui.Mamma Roma (Anna Magnani) em Mamma Roma (1962): Mamma é uma prostituta que mantém um vínculo intenso com seu filho rebelde.Cesira (Sophia Loren) em Duas Mulheres (1960): Cesira é uma mãe que lutará com todas suas forças para conservar sua filha durante a guerra.Maddalena Cecconi (Anna Magnani) em Belíssima (1951): Maddalena sonha em transformar sua filha em uma estrela. Mas será que a garotinha deseja mesmo ser uma?Mrs. Miniver (Greer Garson) em Rosa de Esperança (1942): Mrs. Miniver lida com os problemas familiares em meio à guerra.Mildred Pierce (Joan Crawford) em Alma em Suplício (1945): Mildred é uma mulher lutadora que nem sempre tem seu trabalho reconhecido pela filha.Stella (Barbara Stanwyck) em Stella Dallas, Mãe Redentora (1937): Stella é uma mulher simples que se afasta da filha para que esta seja feliz.Niovna-Vlasova (Vera Baranovskaya) em A Mãe (1926): Mãe e filho sobrevivem em meio à revolução soviética.
Escritora, viajante e sobretudo uma curiosa sobre diversos assuntos. Estuda cinema desde 2002 e é Especialista em Estudos Cinematográficos pela UNICAP. Fundadora do blog Purviance e do site Cinemaclássico. .Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.