100 Rifles (1969)

1541

Chega em nossas mãos mais um lançamento da Classicline, o western 100 Rifles. O filme dirigido por Tom Gries traz um elenco liderado por Burt Reynolds e Jim Brown, traz ainda Raquel Welch, que naquele período vivia o auge de sua carreira. Sua beleza estonteante era bastante explorada em papéis que pouco exigiam de seu talento. Em 100 Rifles não é diferente. Apesar de sua presença marcante, não é incomum que sua personagem surja em pequenos trajes ou roupas que marquem seu corpo escultural.

100 Rifles também traz a participação, mesmo que pequena, da atriz Soledad Miranda, mais conhecida por seus papéis em filmes de terror da década de 70, em especial “Eugénie” e “Vampyros Lesbos” e “Sie Tötete in Ekstase”. A atriz que faleceu tragicamente aos 27 anos interpreta uma prostituta nos primeiros minutos do filme. Ela divide a tela com Burt Lancaster.

Aqui temos um roteiro baseado no romance de Robert MacLeond. Filmado na Espanha, alcançou também uma notoriedade pelo romance interracial dos personagens Sarita (Welch) e Lyedecker (Brown). Este inclusive foi um dos primeiros a trazer uma cena de sexo entre pessoas de diferentes raças. O filme também destaca a maneira como indígenas e o povo simples são tratados na fronteira e inicia-se com a chegada de Lyedecker no México.

Ele persegue o ladrão de banco Yaqui Joe Herrera (Reynolds), um homem que é uma espécie de Robin Hood dos mexicanos: rouba para comprar rifles com os quais o povo indígena irá se defender do governo autoritário do general Verdugo (Fernando Lamas). A luta que se desenvolve acaba tornando os dois homens aliados. Sarita surge para salva-los da morte. Os dois fogem para a colina e são perseguidos por Verdugo.

 

100 Rifles está sendo lançado no Brasil pela Classicline, e traz versões legendadas e dubladas. Pode ser adquirida em qualquer loja do ramo ou na Livraria da Folha.

Comente Aqui!