17 Curiosidades sobre Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra

3814

Ninguém queria fazer este filme de Frank Capra, mas ele se tornou uma das maiores surpresas de todos os tempos. Trouxemos algumas curiosidades deste que é considerado uma das maiores zebras do Oscar. 

Vamos a algumas curiosidades?

1. Ninguém queria participar do filme por acharem o roteiro péssimo.

Dentre elas estão  Myrna Loy, Constance Bennett. Margaret Sullavan, Miriam Hopkins e Carole Lombard. Loretta Young foi oferecida pelo estúdio, mas Capra não a queria no elenco por causa de sua atuação em Loura e Sedutora (Platinum Blonde, 1931), dirigido por ele. Dos homens, Robert Montgomery disse que foi o pior roteiro que já tinha lido em sua vida e Fredric March disse não querer sujar sua reputação participando dele.

2. Sabe quem se ofereceu para o papel principal feminino?

Bette Davis

Isso mesmo, Bette Davis. Mas a Warner Bros se negou a emprestá-la para a Colúmbia. Imagina Davis trabalhando ao lado de Gable?

3. Desesperado, Capra ofereceu o dobro do cachê para que Claudette Colbert fizesse o filme.

Claudette Colbert

Colbert ganhava 25 mil dólares por mês na Paramount. Capra ofereceu-lhe 50 mil por quatro semanas de filmagens, o que significava muito dinheiro para pouco tempo. Ela aceitou, mas não foi fácil. A atriz reclamava de quase todas as cenas e não facilitava as coisas para ninguém.

4. Colbert não queria mostrar suas pernas na cena da carona.

https://youtu.be/Wcrth90C3D4

Ela não queria expor suas pernocas e falou que as que apareceram não podiam ser dela. Será? Vale lembrar que ela apareceu em trajes bem insinuantes em Cleópatra, lançado no mesmo ano. Nós temos a prova:

Claudette em Cleopatra

5. Como surgiu a ideia das “paredes de Jericó”.

hehe, mais uma vez também foi por causa da atriz. Em uma cenas, Colbert se negou a tirar as vestes na frente das câmeras. Foi então que Capra teve a ideia de colocar um lençol separando o “casal” nas cenas em que dormiam juntos no mesmo quarto. As “paredes de Jericó” se tornaram o símbolo do filme.

As paredes de Jericó

6. Clark Gable também fez o filme a contragosto.

Frank capra, Claudette Colber e Clark Gable repassam o roteiro de It Happened One Night

A MGM emprestava seus atores para a Colúmbia, considerada um pequeno estúdio, para puni-los. Gable foi punido por ter um caso escandaloso com Joan Crawford. No primeiro dia de filmagens ele exclamou pra quem quisesse ouvir: “Vamos acabar logo com isso”. Mas ao contrário de Colbert, ele acabou se tornando amigo de Frank Capra.

7. O filme quase fez os fabricantes de roupas íntimas processarem a Colúmbia.

Foi um escândalo quando Gable tirou a camisa e não havia nenhuma camiseta por baixo, como era de praxe nos filmes daquela época. Depois disso os homens passaram a não usar a roupa íntima causando prejuízo aos fabricantes.

8. A personagem Ellie usa o mesmo figurino em quase todo o filme.

Ela só troca de roupa em mais três ocasiões: usa uma camisola, o pijama de Peter e um vestido de noiva.

10. A certeza do fracasso fez com que o filme fosse lançado em apenas alguns cinemas pequenos.

Tampouco o filme teve publicidade. Mas o boca a boca foi tão grande e as pessoas correram para assistir. O filme passou a ser exibido em diversos cinemas na América e se transformou no maior sucesso da Colúmbia até os dias de hoje.

11. Aconteceu Naquela Noite rendeu a Clark Gable seu único Oscar.

Ele deu a estatueta para um fã mirim. Após a morte de Gable, o garoto (já adulto) devolveu o Oscar para a família. Mais tarde, a estatueta seria devolvida à Academia por Steven Spielberg. Em 1996, Steven Spielberg comprou anonimamente o Oscar de Clark Gable para protegê-lo da exploração comercial e devolveu-o à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

12. Claudette Colbert também!

Shirley Temple entrega o Oscar a Claudette Colbert

A atriz tinha tanta certeza de que quem ganharia naquele ano seria Bette Davis por Escravos do Desejo (Of Human Bondage) que nem apareceu na cerimônia. Foram acha-la em uma estação de trem prestes a viajar e a levaram para receber o prêmio. Ela fez um breve discurso e foi bastante polida ao elogiar Capra.

13. O filme ganhou em todas as categorias em que concorreu.

Frank Capra

Foram: Melhor Filme, Melhor ator (Clark Gable), Melhor Atriz (Claudette Colbert), Melhor Diretor (Frank Capra) e Melhor roteiro (Robert Riskin).

14. Aconteceu Naquela Noite foi considerado o 3º na lista das 10 maiores comédias românticas.

A lista foi divulgada pela AFI (American Film Institute ). O filme também é considerado a primeira comédia maluca.

15. Claudette Colbert foi a última pessoa do elenco a falecer

Ela tinha 92 anos em 1996 e pode testemunhar o quanto o filme ainda era amado 62 anos depois de ter sido lançado. Provavelmente achava graça disso.

16. A dupla principal voltou a trabalhar juntos em outro filme.

Spencer Tracy, Frank Morgan, Hedy Lamarr, Claudette Colbert, Clark Gable em Boom Town

Em Fruto Proibido (Boom Town), dirigido por Jack Conway, eles dividiam as cenas com Hedy Hamarr e Spencer Tracy.

17. Existe uma refilmagem quase idêntica feita na Índia

Chori Chori (1956) trazia Raj Kapoor e Nargis nos papéis principais e a única diferença é que é um musical. É uma versão engraçadinha. Separei uma das cenas musicais para vocês verem:

Fonte: IMDB

Gostou? Confira também:

Pequenas Curiosidades sobre Humphrey Bogart

Comente Aqui!