Em Detetive Mixuruca (I’ts Only Money, 1962), Jerry Lewis mantém mais uma vez sua parceria com o diretor Frank Tashlin, que se especializou em comédias neste estilo e sabia como ninguém trabalhar ao lado de Lewis. Mas vamos à sinopse?
Jerry é Lester March, um órfão abandonado ainda bebê em um orfanato. Agora ele é adulto e leva a vida consertando televisores. Dê um televisor a Jerry Lewis e veja o que ele pode fazer com o objeto. E Lewis parecia mesmo gostar de trabalhar gags com televisores. Pois bem. Mesmo sabendo consertar tvs, ele tem um sonho de se tornar detetive. E para isso passa boa parte do tempo atrás de Pete Flint (Jesse White), um detetive de segunda mão que Lester considera seu melhor amigo mas que só faz desprezá-lo.
Até que surge uma chance daquelas. Uma família de milionários está em busca de um garoto que desapareceu há 25 anos sob circunstâncias estranhas. Pete decide pegar o caso e Lester decide ajuda-lo, afinal, 100 mil dólares não é pouca coisa. Os dois se disfarçam e vão à mansão em busca de alguma informação oculta, e logo de cara o mistério é mostrado. Lester é a criança perdida. A história agora vai girar em torno do interesseiro advogado Albright (Zachary Scott), que noivou com uma das herdeiras e seu mordomo tentando se livrar do rapaz para ficar com a grana só para ele.
Detetive Mixuruca foi lançado pela Paramount e e mais um daqueles filmes descompromissados que você assiste para passar o tempo e rir de uma ou outra piada. Ao contrário de outros filmes, Jerry não traz muitas gags, seu ponto forte. Ele passava muito na tv na sessão da tarde (alô eu entregando a idade) e os da década de 80 devem lembrar.
Vou logo avisando. Não se trata dos melhores filmes do ator. E um dos motivos é desde o início sabermos bem o que vai acontecer. Nem mesmo o par romântico feito com a bela e desconhecida Joan O’Brien parece funcionar. Não sabemos se ela está mesmo interessada nele ou em seu dinheiro. Talvez se não tivesse lançado logo em seguida seu filme mais famoso, O Professor Aloprado, Jerry tivesse uma queda na carreira. Mas vieram outros filmes bons depois desse, como Errado Pra Cachorro, O Otário e Uma Família Fuleira. Quase todas resenhadas aqui por mim.
Mesmo assim vale a pena conferir esse filme que está sendo lançado em dvd pela Classicline.