Inspiração Trágica (1947)

1047

Sinopse de Inspiração Trágica (The Two Mrs. Carrolls, 1947): Geoffrey Carroll (Humphrey Bogart) é um pintor que passa férias na Europa. Ele está sem inspiração, mas acaba encontrando Sally Morton (Barbara Stanwick), uma mulher muito simpática e que logo se apaixona por ele. Mas não demora até que ela descubra que Geoffrey é um homem casado e que tem uma filha.

O homem não demora a justificar sua situação, informando a ela que a esposa encontra-se doente há muito tempo e que ele irá pedir a separação imediatamente. Sally não concorda com isso, já que não é uma conduta que ela considere justa. Tempos depois, Geoffrey retorna e lhe informa que a esposa morreu. Os dois finalmente se casam e a vida parece seguir um bom rumo. Sally torna-se sua musa, inspirando-o em um belo quadro, e se dá muito bem com sua enteada.

Mas algum tempo depois ele parece ter perdido a inspiração. Até que chega na casa de ambos a bela Cecily Latham (Alexis Smith). Ela quer que ele faça um quadro dela, mas logo os dois se envolvem em um ardente romance. Sally começa a desconfiar de tudo, e mais ainda quando ela mesma começa a ter evidências de que o marido tenha mentido sobre sua esposa anterior…

Vale lembrar que o filme foi baseado na peça The Two Mrs. Carrolls, escrita por Marguerite Vale Veiller e que teve estreia em 1935 em Londres. Mas após comprar os direitos, a Warner mudou vários aspectos da peça. Dentre eles a morte da primeira senhora Carroll.

Mas não há como observar que a versão cinematográfica traz elementos que lembram, e muito, outros filmes anteriores e mais famosos: Rebecca e Suspeita (ambos de Alfred Hitchcock), Gaslight (George Cukor, 1944) e até mesmo Conflitos D’Alma (Conflict), filme dirigido por Curtis Bernhardt e que também trazia no elenco Bogart e Smith. Todos trazendo como tema o abuso psicológico de maridos sobre suas esposas.

Esse pode não ser o melhor dos filmes citados, e flertar com vários outros filmes. Mas sem dúvidas vale a pena ser visto simplesmente por ter a dupla Bogart e Stanwyck. Ambos estavam no auge de sua popularidade e trabalharam juntos apenas neste filme.

Inspiração Trágica está sendo lançado em dvd pela Classicline e pode ser adquirido clicando-se na imagem abaixo:

Comente Aqui!