Planeta Fantástico (1973)

1377
Os Traags são seres gigantes que atingiram os mais altos graus de conhecimentos. Suas crianças possuem pequenos animais, os Oms, considerados inferiores. Tiwa, um pequeno Traag, adota um bebe Om, órfão após sua mãe ter sido morta durante um ataque. Terr brinca bastante com o pequeno bebê que recebe o nome de Terr e começa a leva-lo todos os lugares. Terr começa a aprender os conhecimentos passados. Os traags se incomodam com essa raça que começa a se desenvolver e começam a arquitetar meios de destruí-los.


A animação francesa “Planeta Fantástico” pode parecer estranha à primeira vista, mas sua história atemporal sobre como seria se os homens recebessem o mesmo tratamento que dispensam aos outros animais de nosso planeta, sendo humilhados por povos superiores mentalmente e espiritualmente. O surrealismo das imagens e cores fortes, resultado do psicodelismo em vigência na década são fascinantes. Baseado no surrealismo de Salvador Dali, René Laloux e Roland Topor utilizaram como técnica a animação de recortes, uma técnica que utiliza cenários e personagens recortados de fotografias.


Esse mês a Obras Primas do Cinema está lançando em DVD esta obra, e traz também alguns extras fantásticos:

Extras: Dois curtas-metragens do diretor René Laloux em parceria com o ilustrador Roland Topor: Os Caracóis – 1966 (11 min.) e Les Temps Mort – 1965 (9 min.); “Laloux sauvage”, documentário sobre Laloux (26 min.); Episódio do programa de televisão francês “Italiques” (53min.); Entrevista com Topor de 1973 (3 min.), Trailer Original (2 min.).

* Você pode adquirir a edição de colecionador em qualquer loja do ramo ou na Livraria Saraiva e Folha Online.

Comente Aqui!