Tucker – Um Homem e seu Sonho (1988)

3641

No início do filme uma prévia do que veremos dali para frente: a história de um homem que se tornou exemplo de empreendedorismo e força de vontade. Preston Thomas Tucker trouxe novos conceitos que são até hoje usados na indústria automobilística após um início modesto: de vendedor de uma concessionária ele se tornaria diretor de sua própria corporação. Em seus conceitos, a preocupação com a segurança de seus carros, além da aerodinâmica assustou os grandes empresários. O filme mostra o quanto foi difícil para ele lidar com outras montadoras, que viam em seus projetos como algo perigoso. A campanha infame e agressiva levou os jornais a publicar calúnias a respeito dele, e levando-o a julgamento. No final, Tucker conseguiu lançar apenas 50 unidades.

Dirigido por Francis Ford Coppola. Não por acaso, o Coppola é um grande fã do homem que serviu de inspiração para seu filme: possui um dos carros lançados. E é impossível não lembra-lo de sucessos como Apocalipse Now e O Poderoso Chefão. Marlon Brando foi considerado para o papel principal, e a ideia inicial seria de um musical, mas os planos acabaram não dando certo, e Jeff Brides foi chamado para interpretar o industrial que tenta comercializar seu modelo Tucker Sedan 1948.
O filme foi recebido por grande aclamação da crítica, mas acabou não agradando ao público. Nada novo no mundo cinematográfico, quando nem sempre a crítica se identifica como o espectador comum. E uma prova que nem sempre elogios possam interferir na campanha geral de um filme. Tucker recebeu indicações ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Martin Landau), Direção de Arte e Figurinos. Landau pode não ter ganho o Oscar, mas conseguiu levar esse ano o Globo de Ouro.

Tucker – Um Homem e seu Sonho (1988) está sendo lançado pela Classicline e está à venda nas principais lojas do ramo. Você pode encontra-lo também na Livraria Cultura.

 

Comente Aqui!