Vida e Paixão de Jesus Cristo (1903): Análise do Primeiro Filme Sobre a Vida de Cristo
Vida e Paixão de Jesus Cristo (1903) é um marco do cinema mudo que retratou pela primeira vez a história bíblica de Cristo. Descubra sua importância histórica e impacto cultural.

Os amantes do cinema clássico, sobretudo dos filmes mudos, ficarão felizes com conferir esse que foi um dos primeiros longas a retratarem a história de Jesus Cristo. Produzido pela Pathé Frères, “Vida e Paixão de Jesus Cristo” tinha inicialmente dezoito quadros, que posteriormente foram ampliados para trinta e dois. Com subtítulos que dividem a história em capítulos (Anunciação, natividade…), o longa é bastante didático e traz algumas curiosidades.

Desaparecido por duas décadas, quando foi julgado perdido, foi relançado em 1932 após uma cópia ser encontrada. No entanto, o filme foi impresso em papel vermelho-matizado, trazendo uma trilha sonora de James C. Bradford, que também fez trilhas para filmes conhecidos como O Filho do Shiek (1926) e General (1926), de Buster Keaton. “Vida e Paixão de Jesus Cristo” teve imagens influenciadas pelas gravuras do ilustrador Gustave Doré: