Cigarro e Cinema: Atores que eram fumantes inveterados

4950

* Na foto de capa, Clark Gable e Joan Crawford

Hoje em dia sabemos dos malefícios que o cigarro traz, mas ele já foi sinal de classe e charme durante os 100 anos de existência do cinema. Durante muito tempo o cigarro e cinema estavam inteiramente interligados. As grandes companhias assinavam contratos milionários para que astros aparecessem fumando em cena. Além disso eles financiaram muitos filmes, glamourizando o vício e incitando muitas pessoas a fumar.

Assim uma cena bastante comum é a mocinha ou o mocinho acendendo seu cigarro  enquanto conversa ou aguarda. Muitos começaram a fumar enquanto viam Joan Crawford nervosa acender um cigarro após o outro, enquanto aguardava o mocinho chegar ou Bette Davis, talvez o maior ícone desse período fumar em quase todas as suas cenas. James Dean, anos depois, parecia ter o cigarro grudado nos dedos como sinal de rebeldia, tão em voga a partir da década de 50. Audrey Hepburn parecia exalar romantismo ao fumar imensamente em Bonequinha de Luxo. Tudo passado.

Não só nos filmes, mas também as propagandas eram repletas de astros fumando. Algumas marcas traziam fotos dos astros, colecionáveis. Tudo isso junto fez muitas vítimas, alguns também da indústria cinematográfica. Humphrey Bogart e Robert Taylor foram alguns que faleceram em decorrência do vício, assim como John Wayne e Yul Brynner, que chegou a fazer campanha contra o fumo, pouco antes de morrer.

São tempos passados. Hoje em dia sabemos de todos os malefícios do vício e ainda bem que tudo começou a mudar. O charme ficou para trás e é bom observarmos isso como um fenômeno de uma época, de uma época em que quase todos fumavam. Esses são alguns dos astros que fumavam dentro e fora de cena:

Alain Delon
Ann Sheridan
Audrey Hepburn
Ava Gardner
Bette Davis
Brigitte Bardtot
Catherine Deneuve
Clark Gable
Elizabeth Taylor
François Truffaut
Frank Sinatra
Gary Cooper
Gene Kelly
Gina Lollobrigida
Greta Garbo
Humphrey Bogart
Ingrid Bergman
Jackie Lemmon
James Dean
Jayne Mansfield
Jean-Paul-Belmondo
Jerry Lewis e Dean Martin
Joan Crawford
John Wayne
Judy Garland
Lane Turner e Lex Barker, 1955
Lauren Bacall
Lucille Ball
Marcello Mastroianni
Marilyn Monroe
Marlene Dietrich
Marlon Brando
Michael Caine
Natalie Wood
Paul Newman e Joanne Woodward
Paul Newman
Rita Hayworth
Rita Moreno
Robert Montgomery
Robert Taylor e Ginger Rogers
Sean Connery
Shirley Temple e seu marido
Sophia Loren
Tony Curtis e Jack Lemmon making
Veronica Lake
Vivien Leigh
Yul Brynner
Zsa Zsa Gabor e Robert Taylor

Comente Aqui!