Nascida em 15 de agosto de 1885, a romancista e dramaturga Edna Ferber terminou o ensino médio e sonhava em ser atriz, mas foi forçada a deixar seus sonhos de lado quando seu pai ficou doente e começou a perder a visão. Sua mãe assumiu o comando dos negócios da família e Edna conseguiu um trabalho como repórter para o jornal local. Após um ano, ela se mudou para outro jornal, trabalhando tanto que chegou a ponto de ter um colapso.
Em 1910 ela escreveu o conto “The Homely Heroine”, que foi publicado na revista Everybody’s Magazine. Este viria a ser seu primeiro passo para o sucesso literário. No ano seguinte sairia seu primeiro romance, “Dawn O’Hara”. As suas histórias começaram a se tornar populares e em 1912 ela se mudava para Nova York para se dedicar à escrita. Nas décadas seguintes a escritora se tornaria uma das mulheres mais influentes da época, publicando vários romances e contos e se tornando membro do lendário grupo “Algonquin Round Table”.
Seus livros se centravam nas vidas dos americanos médios e eram caracterizados com personagens femininas fortes e decididas. Eles também traziam o forte amor que Ferber sentia pelo seu país. Em 1924 a autora alcançou o maior sucesso de sua carreira quando publicou So Big”, a história de uma mulher que após enviuvar sacrifica-se por seu filho, trabalhando incessantemente. O livro vendeu mais de 300.000 cópias e ganhou o Prêmio Pulitzer do ano. Em 1925, embalada pelo sucesso, ela publicou outro grande livro, “Show Boat, adaptado duas vezes para o cinema. Outro grande sucesso foi Cimarron, publicado em 1929 e levado às telas em 1931 e 1952.
Durante sua longa carreira, Edna também escreveu várias peças, algumas com a colaboração do dramaturgo George S. Kaufman, Dinner at Eight (1932) e Stage Door (1936). Ela também escreveu duas autobiografias antes de morrer de câncer aos 82 anos, em 16 de abril de 1968. A autora jamais se casou e havia rumores sobre sua homossexualidade. Abaixo algumas adaptações de seus livros para as telas: