Maiores Atores do Cinema Indiano Clássico – Parte 2

270

O cinema indiano clássico tem filmes bem marcantes. O termo bollywood não abrange todo seu cinema, porque abrange somente uma parte da Índia. Falei um pouco mais sobre isso nesta matéria aqui. Até hoje os astros de cinema indiano são considerado quase como deuses, seguidos por legiões de fãs por onde vão.

Mas esse movimento veio desde o início do século passado. A época de ouro, porém, veio a partir da década de 50 e trouxe alguns atores e atrizes que se tornaram mitos. O cinema hindi é marcado por músicas, mistura de gêneros e excessivo drama.

O Cinema Indiano Hoje

O cinema indiano tem uma das maiores indústrias de entretenimento do mundo, e por lá são lançados mais de mil filmes por ano. Na década de 70 a indústria ficou conhecida por Bollywood, mas o termo diminui um pouco a importância dos filmes produzidos pelo país, já que abrange apenas os produzidos na região de Mumbai, ignorando os realizados nas outras partes do país.

Com o fechamento do mercado internacional e incentivo aos filmes produzidos na Índia, muitos cineastas e artistas começaram a gozar do status de quase deuses, sendo seguidos por fãs que torcem por eles como torceriam para seus times de futebol ou admiram seus santos. Hoje em dia os maiores astros indianos são os três Khans, Amir Khan, Salman Khan e ShahRukh Khan, mas antes deles alguns astros já carregavam multidões aos cinemas.

Separei alguns para vocês conhecerem um pouco mais alguns dos atores e atrizes clássicos do cinema indiano:

Rekha Ganesan (1954): a atriz é reconhecida por sua versatilidade e reconhecida como uma das melhores atrizes do cinema indiano, tendo atuado em mais de 180 filmes ao longo de 40 anos de carreira que inclui personagens femininas fortes.
Rishi Kapoor (1952): Filho de Raj Kapoor, iniciou a carreira sendo dirigido por seu pai em Mera Naam Joker. O sucesso viria com Bobby, um dos primeiros filmes que focavam o amor adolescente, também dirigido por seu pai. A carreira do astro decolou e ele atuou em diversos filmes nas décadas seguintes, se tornando um dos galãs das décadas de 70 e 80.
Sanjeev Kumar (1938–1985): Sanjeev ganhou vários prêmios por suas atuações e atuou em romances e filmes de ação. Seus filmes de maior destaque foram Dastak (1971) e Koshish (1973). O ator não se importava em fazer papéis que não fossem tão glamourosos e muitos dos seus personagens tinham a idade acima da sua. Ele é lembrado por sua versatilidade.
Pran (1920 – 2013): Pram trabalhou em mais 350 filmes ao longo da carreira, interpretando, em sua maioria, vilões. Bastante premiado, ganhou vários FilmFare e BFJA, atuando da década de 40 à 90, quando se aposentou. Dentre seus melhores desempenhos estão Don (1978), Amar Akbar Anthony (1977) e Duniya (1984).
Parveen Babi (1949–2005) : Essa glamourosa atriz é mais lembrada pelos seus papéis em blockbusters da década de 70 e início dos 80’s. Dentre os maiores sucessos estão Amar Akbar Anthony e Shaan. Iniciou a carreira como modelo e teve uma vida bastante controversa, sobretudo por ser uma mulher livre e não querer se impor aos padrões do casamento.
Nargis (1929 – 1981): Uma das mais icônicas atrizes de todos os tempos, fez sucesso ao lado de Raj Kapoor em diversos filmes, dentre os quais o de maior destaque foi Awara (1951). Partindo para a carreira solo fez seu maior sucesso, Mother India, primeiro filme indiano indicado ao Oscar. Durante as filmagens conheceu Sunil Dutt, com quem acabou se casando e abandonando a carreira, tornando-se política no final da vida. Escrevi sobre ela nesta matéria. Clique aqui para ler.
Dilip Kumar (1922): Dilip é um dos maiores astros de todos os tempos do cinema indiano, descrito por Satyajit Ray como o melhor de todos os atores. Ele estreou em Jwar Bhata (1944) e teve uma carreira que durou mais de seis décadas, interpretando diversos gêneros e papéis nos mais de 60 filmes em que é creditado. Dentre os destaques, Mughal-e-Azam (1960).
Mala Sinha (1936) : reconhecida tanto por sua beleza quanto seu talento, trabalhou em filmes bengaleses e hindis da década de 50 até o final da década de 70. A atriz atuou em mais de cem produções, dentre as mais populares estão Pyaasa (1957) e Gumrah (1963).
Waheeda Rehman (1938): Essa atriz apareceu em filmes telugus, tamil e hindis. Conhecida por suas contribuições em diferentes gêneros de filmes dos anos 50 a 70, recebeu o prêmio de Personalidade Indiana e dois FilmFare (O oscar indiano) de Melhor atriz. Também é citada como a mais bela atriz de Bollywood.
Vyjayanthimala Bali (1936): além de atriz ela também era uma grande dançarina. Sua carreira que durou quase duas décadas teve início em 1949 com o filme tamil Vazkai. Se tornou uma das atrizes mais queridas da era de ouro de cinema indiano.
Sunil Dutt (1930–2005): Sunil estreou em Mother India, filme onde atuou ao lado da grande Nargis, sua futura esposa. Teve uma carreira de sucesso durante as décadas de 60 e 70, atuando também como político posteriormente. Uma curiosidade: este ano sai um filme sobre seu filho, Sanjay Dutt. Se chamará Sanju e terá como protagonista Ranbir Kapoor, neto de Raj Kapoor.
Shashi Kapoor (1938 – 2017): O mais novo dos famosos irmãos Kapoor, teve uma carreira abrangente com mais de 160 participações em filmes, sendo 12 em língua inglesa. Ele iniciou a carreira no filme de seu irmão mais velho, Raj. Escrevi uma matéria sobre ele completíssima. Clique aqui para ler.
Shammi Kapoor (1931 – 2011): Shammi faz parte da tradicional família Kapoor. É o irmão uma das mais tradicionais do cinema indiano e ficou conhecido como o Elvis indiano. Sua carreira abrangeu mais de 40 anos, tendo como auge as décadas de 50 e 60.
Raj Kapoor (1924 – 1988): Conhecido como o showman indiano, começou a carreira trabalhando ao lado do pai, o grande Prithviraj Kapoor, no teatro. No final da década de 40 tornou-se também diretor e produtor de seus filmes e seu maior sucesso é Awara, onde atuou ao lado da bela Nargis. O diretor atuou até seus últimos dias, quando morreu aos 63 anos. Seus netos e netas atuam com sucesso até hoje na Índia.

Confira também a primeira parte:

Maiores Astros do Cinema Indiano Clássico

Comente Aqui!