Lua de Mel Agitada (1953)

4991

Nos anos 50 e 60 muitas famílias americanas se aventuraram em comprar casas móveis, os chamados trailers. E a moda se tornou tão viral que fez a alegria de fabricantes, sempre ávidos a oferecer novos modelos, mais sofisticados e que cumprissem com a promessa de trazer alegria aos felizes compradores. Um dos motivos que levavam essas famílias a se aventurar a morar sob quatro rodas eram as propagandas que exaltavam um estilo de vida barato, saudável, em constante contato com a natureza e que favorecia a socialização com outras famílias.

O diretor Vincente Minnelli foi o escolhido para embarcar nessa história que brincava com esse desejo americano.  Lua de Mel Agitada (Original: The Long, Long Trailer), contava as desventuras de recém-casados que adquirem um trailer e partem para aventuras durante a lua de mel. O fato de trazer Lucille Ball e Desi Arnaz fez com que a comédia se transformasse em um dos maiores sucessos daquele ano, superando O Pai da Noiva, com Elizabeth Taylor e Spencer Tracy.
Aqui, Desi é Nicholas Colini, um engenheiro civil que é convencido por sua noiva Tacy (Ball) a comprar um trailer e viajar pelos Estados Unidos. A ideia inicial é poupar o dinheiro que seria gasto em uma casa. Mas a viagem de lua de mel acaba se transformando em uma terrível aventura, repleta de desastres e prejuízos, tornando a vida deles num tremendo caos. O figurino de Lucille é assinado pela Helen Rose, uma das poucas mulheres que se tornaram designers chefes de um grande estúdio de cinema. Seu estilo era elegante e discreto e ela era especializada em trabalhar com chiffon, um tecido difícil para alguns. Um dos maiores destaques é esse maravilhoso vestido de cetim azul com listras e acentos florais.


Neste período Lucy já tinha uma parceria fantástica com Desi em I Love Lucy, e os executivos da MGM queriam faturar com o casal mais famoso da televisão. Afinal, a série que ficou no ar entre 1951 e 1957 fazia milhares de pessoas sentarem-se em frente aos seus televisores semanalmente. E um dos fatores que levou ao sucesso da série foi a química de seus protagonistas, casados também na vida real. Os dois já tinham aparecido em um filme juntos, Garotas em Penca (1940) e repetiriam a dose no cinema mais uma vez em Eu e Meu Anjo (1956). Repleto de situações hilárias, o filme traz aquela nostalgia dos doces anos 50, com suas saias rodadas e quando a vida, apesar dos percalços, parecia ser mais leve.


Lua de Mel Agitada chega finalmente ao Brasil no Dose Dupla: Lucille Ball da Obras Primas do Cinema, e que traz ainda o filme Os Seus, Os Meus e Os Nossos (1968). Você pode adquirir o dvd em qualquer loja do ramo ou na Livraria Cultura.

Comente Aqui!