Uma Dupla Desajustada (1975)

611

Havia um tempo em que muitos reinavam nos teatros da vaudeville. Antecipando a chegada do cinema, alguns se tornaram memoráveis e arrastavam multidões ávidas por um bom divertimento após dias de tensão. Al Jolson, Os Irmãos Marx, Jimmy Durante, Aboot & Costello foram alguns deles, embora tenham se tornado mais conhecidos por seus sucessos posteriores no cinema e televisão.

 

Uma Dupla Desajustada (The Sunshine Boys) traz o que teria sido o reencontro de dois desses artistas. Al Lewis (George Burns) e Willy Clark (Walter Matthau) formaram uma dupla de sucesso durante trinta anos no teatro da vaudeville. Aposentados, estão afastado há doze anos dos palcos e não falam mais um com o outro. No filme são mostradas as diferenças entre esses dois homens. Enquanto Al mora com sua filha casada e passa seus dias cochilando no sofá enquanto espera os netos chegarem, Willy mora em Manhattan e tenta prosseguir sua carreira fazendo testes para comerciais de tv. Willy é a epitete do mal humor. E se Willy odeia Al, este não o suporta. É quando o sobrinho de um deles tem a ideia de reunir a dupla para um especial de TV. Mas não será tão fácil quanto ele pensa juntar dois senhores rabugentos. “The Sunshine Boys”, dirigido por Herbert Ross, que se tornou célebre também por sua carreira como coreógrafo e diretor de musicais.

George Burns conheceu o sucesso na vaudeville, tal qual o seu personagem, e trazia na bagagem a experiência adquirida no rádio e teatro. Estava afastado das telas desde 1939, quando trabalhou em Honolulu. Durante esse intervalo formou uma dupla de sucesso ao lado de sua esposa Gracie Allen. Com esse filme, aos oitenta anos, recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, se tornando o ator mais velho a ser premiado com o Oscar, recorde quebrado apenas em 1990 por Jessica Tandy. É curioso como Burns tenha se tornado inesquecível por seus papéis tardios, sobretudo o de Deus e o Diabo em Oh, God! You Devil (1984).

Walter Matthau também fez uma dupla de sucesso, mas com Jack Lemmon, embora tenha atentado para seu timing em comédias só mais tarde. Matthau também recebeu uma indicação ao Oscar e este trabalho deu um impulso à sua carreira. A melhor parte da comédia talvez seja a união de dois atores carismáticos como o Burns e Matthau.


Uma Dupla Desajustada agradou o público e a crítica e se tornou em um dos maiores sucessos daquele ano. O roteiro ficou a cargo de Neil Simon, que o escrevera para a Broadway. A peça foi levada aos palcos pela primeira vez em 1972 e teve um total de 538 apresentações durante dois anos. Woody Allen chegou a ser convidado para dirigir o filme, mas estava mais interessado em fazer o papel de Lewis. Curiosamente o diretor iria fazer esse papel anos depois na refilmagem Feitos Um Para o Outro (1996). Os personagens centrais foram baseados na dupla Joe Smith e Charles Dale, mas ao contrário de Uma Dupla Desajustada, eles parecem que se davam muito bem fora dos palcos. A relação tensa entre os dois tem mais a ver com a dupla Gallagher e Shean.

* O filme está sendo lançado pela Classicline e encontra-se à venda nas melhores lojas do ramo. Você também pode comprar online pela Livraria Cultura.

Comente Aqui!