Love’s Prisoner (1919)

160

Filhas de um ex-criminoso — interpretado por Walter Perry —, Nancy (Olive Thomas), Sadie (Ann Kroman) e Jane (Dolly Dare), vivem com o mesmo em absoluta pobreza, sendo que, tem por vizinho o estranho Jonathan Twist — no papel Williem V. Mong —, apresentado nas legendas inicialmente como um misterioso filósofo.

Em certo momento, as três irmãs são surpreendidas pela repentina prisão do seu pai, sob a acusação de um crime — mesmo que, a polícia em si não tenha certeza de que este seja o infrator, apenas suspeitas. De maneira que, Nancy assume a responsabilidade de — por ser a mais velha da família —, sustentar as jovens irmãs. Jonathan lhe instiga a procurar um emprego. Através de um anúncio de jornal, ela acaba conseguindo um trabalho no Climax Cocoa.

Situação estável, o tempo passa. Numa manhã qualquer, Nancy vislumbra em uma vitrine uma belíssima jóia. Um senhor, Lorde Cleveland — no papel Harvey Clark —, dono de propriedades rurais na Inglaterra, aproxima-se da jovem e, põe-se também a admirar o objeto. Nancy sorri após algumas palavras. Logo depois, parte. Todavia, um reencontro ocorre quando Lorde Cleveland entra no Climax Cocoa. Nervosa, a pequena quase derruba o café.

Há um salto no tempo — creio, que talvez devido à deterioração da película —, visto que, após isto, Nancy e Cleveland estão casados, e seu pai morto na cadeia. Sendo agora uma lady, Nancy passa a circular pela alta sociedade. Os negócios não vão bem para Cleveland — suas terras já não suprem os gastos —, mas, Nancy só irá descobrir tão logo o cônjuge venha a falecer. Vestida de preto, retorna ao bairro pobre onde morou. Uma família passando por necessidades, pede-lhe esmola.

Nancy procura Jonathan Twist — aqui apresentado, não mais como um filósofo, mas sim, um joalheiro, que analisa uma peça trazida pela viúva. Minutos depois, a jovem entrega uma soma em dinheiro aos necessitados que a pouco vira.

Tendo um título, a viúva ainda circula pelas grandes festas da alta sociedade. Em uma destas encontra o jovem detetive Jim Garside (Joe King). O mesmo conta que está investigando sobre o misterioso “Bird” — notório ladrão de jóias. Nancy pergunta se o policial tem um retrato falado ou algo que possa identificar este ladrão. Resposta negativa, no entanto, afirma que, sua equipe quase o pegou noutro dia. Lady Cleveland diz ser a primeira vez que conhece um policial vestido a paisana. Ele ri. Minutos depois, na mesma festa, um colar desaparece.

Nancy e Garside, acabam por se apaixonar, enquanto as investigações prosseguem, sem dar-se conta de que a jovem é na verdade a ladra que tanto procura. Os indícios levam o detetive até Twist, por fim, acaba descobrindo que ele é cúmplice de Nancy. Levada a júri, condenada à prisão, é. Cumprida a sentença, Garside — após longos anos de espera —, procura por Nancy, pedindo-a em casamento. Enfim, a jovem passa a ter uma vida descente ao lado do homem que ama.

 

Colaboração: Ricardo Steil — Itajaí/SC.

Comente Aqui!