Os Aventureiros (1967)

960

Com direção de Robert Enrico e roteiro de José Giovanni (baseado em seu próprio livro), o cultuado OS AVENTUREIROS ganhou um recente lançamento em DVD através da Obras-Primas do Cinema. A produção italo-francesa é estrelada pelos astros Alain Delon e Lino Ventura, assim como a canadense Joanna Shikmus.

No filme, acompanhamos o que acontece a partir do encontro entre uma jovem artista chamada Laetitia (Shikmus) e os dois amigos Manu (Delon), um piloto de aviões, e Roland (Ventura), um mecânico automobilístico. Laetitia desenvolve um relacionamento de pura amizade com os dois homens e o mesmo deles para com ela que, de início, a olham como se ela quase fosse uma irmã. Uma vibe meio JULES E JIM, sabem como é.

Os três terminam não se dando nada bem em suas respectivas atividades. A maré de azar começa a dar vez para a de sorte quando o trio toma conhecimento de uma grande fortuna que pode estar afundada na costa do Congo.

Dica de amigo: assista a OS AVENTUREIROS com uma certa paciência. A ‘história’ do filme, de fato, só vai progredir com quase 1h dos 112 minutos de duração que é quando os personagens – finalmente – chegam ao Congo para a caça ao tesouro. Enrico também é muito dependente do carisma e química entre o trio principal de atores, já que Laetitia, Manu e Roland não se revelam tão interessantes assim para que a construção desses personagens demande a metade inteira do filme.

As interações entre Laetitia, Manu e Roland são de maior importância para o longa do que a aventura em si. Mas o filme melhora e muito a partir dessa 2ª. metade, onde temos a entrada em cena de um outro personagem interpretado por Serge Reggiani. E é claro, óbvio, que não revelaremos mais nada da trama.

Beneficiado pelas atuações, por uma boa direção e uma excelente trilha sonora (do genial François de Roubaix), OS AVENTUREIROS é apresentado nesse DVD com uma lindíssima cópia restaurada. Temos opções de menus e legendas em inglês e português, assim como dois ótimos extras: um making-of com imagens e fotos de arquivo e uma entrevista com a atriz Joanna Shikmus, falando dos bastidores deste e de outros filmes que participou. Shikmus abandonou o cinema ainda nos anos 70 para se dedicar à família, casando-se com o ator Sidney Poitier com quem contracenou em COM OS MINUTOS CONTADOS. Casamento este que dura até os dias de hoje.

* Por Osvaldo Neto exclusivamente para o Cinema Clássico

Comente Aqui!