Profissão, Ladrão (1981)

654

Frank é um ladrão profissional e bastante procurado por suas habilidades. Mas ele anda cansado depois de tanto tempo trabalhar à serviço do crime. Tudo o que ele deseja é aposentar-se do crime e ter uma vida comum, uma esposa e quem sabe filhos. Ele tem uma loja de carros, e quer juntar o dinheiro suficiente para seguir sua nova vida.  Tentando pular etapas e chegar ao seu desejo, ele se torna obcecado por sua liberdade. Ele sofre com a pressão dos colegas e acaba se envolvendo em mais uma trama que poderá lhe render todos os seus sonhos.


James Caan se tornou bem conhecido por sua participação em O Poderoso Chefão (1972), como Sonny,  o filho preferido de Don Corleone. Como esquecer a cena em que seu pai chora sobre seu cadáver? O personagem ficou tão marcado que acabou se tornando o seu preferido, mas Frank não fica muito atrás, já que Caan considera essa sua segunda melhor performance. E ele se esforçou bastante para isso, assumindo manias e alterando sua fala, compondo um personagem forte e inesquecível. Além de Caan temos alguns bons atores que iriam se destacar em trabalhos futuros como James Belushi, William Petersen, Dennis Farina, John Kapelos e Robert Prosky.

Esse foi o primeiro longa metragem de Michael Mann, que iria se destacar com outros filmes. O diretor tem outros filmes policiais de destaque em sua carreira, como Fogo Contra Fogo (onde traz os astros Al Pacino e Robert De Niro), Inimigos Públicos (2009) e O Informante (1999). Este último chegou a ser indicado ao Oscar.

* O filme está sendo lançado pela Obras Primas do Cinema e vale a pena ser conferido. Você pode adquiri-lo nas principais lojas do ramo ou no site da Colecione Clássicos.

 

Extras: Entrevista com Michael Mann (24min.); Entrevista com James Caan (10 min.); Entrevista com Johannes
Schmoelling (15min.); Trailer Original (2min.).

Comente Aqui!