Querem Me Enlouquecer (1987)

1421

Nuts, filme dirigido por Martin Ritt, recebeu o curioso título em português “Querem Me Enlouquecer” e traz Barbra Streisand como a prostituta Claudia Draper. Claudia é uma mulher acusada ter assassinado, em um ato de loucura, o seu cliente, Allen Green. No tribunal, ela se divide entre o deboche, a raiva e a tentativa quase insana de demonstrar que não está louca. A sua família, aparentemente não entende seus atos, e tenta manobrar o tribunal convencendo a todos de que ela sofre de problemas psicológicos. Cansada de sua realidade, Claudia começa a relembrar fatos e a mostrar que talvez não seja ela a louca da história. Vários segredos vão sendo revelados e descobrimos o porque de seus atos.

Barbra Streisand é mais conhecida por sua carreira como cantora, e quando no cinema também é lembrada por seus papéis em películas musicais, duas das quais conseguiu levar o Oscar de Melhor Atriz: Funny Girl (cinebiografia da atriz Fanny Brice) e Nasce uma Estrela (refilmagem do clássico com Judy Garland). Mas a atriz mostra ser também capaz de interpretar papéis mais sérios e traz aqui talvez a sua melhor performance da carreira. Injustamente não chegou a ganhar prêmios, mas foi indicada ao Globo de Ouro neste ano. Sua performance energética entremeada com uma intensa calmaria com contribuiu para que esse fosse um grande filme.

Chama também a atenção a presença de Leslie Nielsen, que as novas gerações talvez conheça mais de comédias lançadas sobretudo a partir da década de 80, mas que já tinha uma carreira firmada desde a década de 50, quando estreou em filmes televisivos. É ele quem dá vida ao misógino Allen Green, um homem que aparentemente é um senhor muito gentil, mas que se revela um sádico.

Richard Dreyfuss (por onde anda?) complementa o elenco como o advogado que resolve pegar a causa de Claudia, acreditando que ela fala a verdade.

O filme foi lançado recentemente pela Classicline e pode ser adquirido na Saraiva Livraria Cultura, dentre outras lojas.

Comente Aqui!