28 de março de 2025

Famosos Filmes Perdidos: Tesouros do Cinema que Desapareceram para Sempre 3

Muitos filmes antigos foram destruídos ou se perderam para sempre. Confira os famosos filmes perdidos que deixaram um vazio na memória cinematográfica.

Theda Bara and Alan Roscoe in Camille (1917)

Infelizmente, há uma lista muito longa de filmes antigos que se encontram perdidos e que provavelmente nunca mais serão vistos pelas novas gerações . Alguns foram estrelados por grandes astros, como Theda Bara , ou realizados por grandes diretores, como Alfred Hitchcock e Charles Chaplin, e são hoje versões de clássicos igualmente importantes, mas perdidas. Alguns deles foram parcialmente descobertos recentemente, ampliando a nossa esperança, e outros chegaram a ser montados conforme o roteiro e fotos sobreviventes da produção. Mas existem alguns que são tão raros que nem fotos existem mais.

Um dos fatores que fazia com que os filmes fossem perdidos era o fato de eles serem produzidos com nitrato até o início dos anos 50. O material era altamente inflamável e era comum causar incêndios. Os mais famosos foram os que destruíram filmes da Fox em 1937 e da MGM em 1967. Muitos filmes também sumiram quando as empresas de produção iam à falência ou os cineastas mandavam queimar as cópias que julgavam inferiores. Muitos filmes mudos foram simplesmente queimados porque os produtores não achavam que valia a pena manter o material que, para eles, não tinha grande importância e que era caro para ser guardado.

O fato é que cerca de 80% de tudo que foi produzido nos primeiros 30 anos de cinema está perdido. Segundo a Martin Scorsese’s Film Foundation , os números são ainda mais alarmantes: cerca de metade das produções antes de 1950 foram destruídas e 90% dos filmes realizados antes de 1929 foram perdidos para sempre.

1. Camille (1917)

O drama baseado na história de Alexandre Dumas Filho teve várias outras versões, mas essa em especial dá uma grande tristeza de ter sido perdida. Camille foi interpretada por Theda Bara e assim como a maioria de seus filmes foi perdido impreterivelmente.


2. The Miracle Man (1919)

Dirigido por George Loane Tucker, trazia como um dos atores principais o astro Lon Chaney (que também teve alguns filmes perdidos) e também a estrela Betty Compson. Desta história de um criminoso que usa da fé do povo para tirar seu dinheiro existe apenas uma única cena. Já quero ver.


3. Melody of Love (1928)

Mildred Harris e Walter Pidgeon em Melody of Love (1928)

Este filme foi um marco para a Universal, pois foi o primeiro filme totalmente sonoro. E ainda trazia como astros Walter Pidgeon e Mildred Harris (ex-senhora Chaplin). A história mostra o drama de um casal formado por uma cantora de cabaré e um compositor que vira soldado e se apaixona por ela.


4. Gol! Gol! (The Forward Pass, 1929)

Douglas Fairbanks Jr. e Loretta Young em The Forward Pass (1929)

Dirigido por Edward F. Cline foi o primeiro filme que trazia como tema aqueles pequenos dramas colegiais. Protagonizando, os belos Douglas Fairbanks Jr. e Loretta Young. Uma pena ter sido perdido.


5. No, No, Nanette (1930)

Bernice Claire e Alexander Gray em No, No, Nanette (1930)

Baseado no musical da Broadway, essa versão de No, No, Nanette que trazia Bernice Claire e Alexander Gray numa comédia romântica.


6. Kismet (1930)

Otis Skinner em Kismet (1930)

Mais um filme da Loretta Young perdido. Regravado mais duas vezes (1944 e 1955), Kismet trazia a história de um homem pobre que tenciona casar-se com a filha do rei.

7. Que Viúva! (What a Widow!, 1930)

Lew Cody e Gloria Swanson em What a Widow! (1930)

Produzido e protagonizado pela estrela Gloria Swanson, o filme contava a história de uma jovem viúva que parte para Paris e começa a ser perseguida por vários jovens que desejam casar com ela. Dele resta apenas o trailer.

8. Alam Ara (1931)

Esse foi o primeiro filme indiano sonoro. Quando estreou se tornou bastante popular pela curiosidade que o povo tinha em ouvir um filme falado. Infelizmente, nem o sucesso fez com que restasse uma única cópia.

9. Annabelle (1931)

Jeanette MacDonald, Victor McLaglen, e Roland Young em Annabelle’s Affairs (1931)

Não confundir com o filme de terror. Esse era um romance protagonizado por Jeanette MacDonald e que trazia um roteiro confuso sobre uma mulher que se casava com um desconhecido e depois de muito tempo o reencontra sem saber que é seu marido. Gostaria de ver para entender melhor. Mas é impossível. É o único filme da Jeanette que foi perdido.

10. Prem Parbat (1973)

Um filme relativamente recente e dirigido por Ved Rahi.  filme incluía melodias cantadas por Lata Mangeshkar, a grande cantora indiana de todos os tempos. Segundo o diretor, a única cópia foi se deteriorando. Mesmo assim é possível encontrar no youtube uma paret dele.

Mais sobre a autora