O amor pelos animais esteve presente desde o início do cinema, iniciando modas e seguindo tendências. Os pastores alemães fizeram muito sucesso na década de 20, e muitos collies foram também chamados de Lassie. Recentemente Marley fez muitos marmanjos chorarem copiosamente. Separamos alguns dos animais mais marcantes da história do cinema:
Strongheart: Esse foi um dos primeiros cães astros e era um pastor alemão nascido em 1917. Ele protagonizou uma série de longas ainda no cinema mudo. Seu sucesso foi tão grande que as pessoas passaram a adotar pastores alemães nos Estados Unidos.
Cheetah: o primeiro chimpanzé usado nos filmes do Tarzan, durante as décadas de 30 e 40 foi Jiggs. Além desses filmes o macaquinho atuou com Bela Lugosi em Meets a Broklyn Gorilla (1952) e na primeira versão de Dr. Doolittle (1967). Cheetah viveu até os 80 anos em um santuário para chimpanzés na Califórnia. Ela gostava de pintar e ver filmes antigos.
Rin Tin Tin: foi um dos maiores ícones do cinema mas acabou sendo esquecido do grande público. O primeiro pastor alemão foi encontrado num canil depois da primeira guerra. Chamava a atenção por pular 3 metros e meio. Sua primeira aparição foi em 1922 em Man From Hell’s River. Seguiram-se 26 filmes e mais de 10 mil cartas eram recebidas mensalmente pelo criador. O cão morreu de repente em 1932 mas foi substituído por seu filho.
Flipper: em 1963 um golfinho caiu nas graças do público com o lançamento de Flipper – o Menino e o Delfim. O golfinho Mitzi viveu entre 1958 e 1972, reprisando o papel numa série de sucesso. Detalhe: o som do flipper na verdade era feito por um pássaro, o kookaburras. Houve uma refilmagem em 1995.
Keiko: Keiko era uma baleia orca que foi capturada no oceano e levada para um parque. Posteriormente foi usada no filme Free Willy em 1992. O filme foi um estrondoso sucesso mundial, e levou as pessoas a ficarem com pena da situação em que Keiko vivia. Após uma grande campanha ela voltou aos mares em 1999. Morreu em 2003.
Urso Bast: o urso Kodiak Bart (1977 – 2000) atuou em 11 longas e mais 5 filmes para a televisão dentre as quais Lendas da Paixão, com Brad Pitt.
Gato: o gato roubou a cena em Bonequinha de Luxo mas não era um específico. Foram contratados 9 gatos para se revezarem entre as cenas.