28 de março de 2025

Os Melhores Filmes de Roberto Rossellini: Imperdíveis para Cinéfilos

Conheça os melhores filmes de Roberto Rossellini, diretor italiano que revolucionou o cinema com suas obras-primas e impacto cultural.

stromboli_ingrid

Um dos principais expoentes do neorrealismo italiano, Roberto Rossellini (1906 – 1977) não se apegou apenas a um estilo. No início de sua carreira, a guerra foi uma temática constante, acompanhada de investimentos precários. Com isso, ele focou no comportamento humano diante das barbaridades, mas não se limitou a isso.

O diretor trabalhou diversos dramas, com destaque para aqueles realizados em parceria com Ingrid Bergman, sua parceira nas telas e na vida, o que causou um escândalo, tornando-a “persona non grata” nos Estados Unidos. Durante esse período, Rossellini explorou principalmente as relações interpessoais, os amores e desamores. Após a separação de Ingrid Bergman, ele voltou a surpreender com filmes de temáticas religiosas, muitos dos quais foram realizados exclusivamente para a TV.

Como pode-se perceber, nossa lista de filmes de Roberto Rossellini será bem eclética, oferecendo um convite para conhecer mais profundamente a obra desse mestre do cinema. Aproveite também para explorar outros filmes que estão fora da lista. Vale a pena conferir!

 Roma, Cidade Aberta (Roma, città aperta, 1945): Essa imagem de Anna Magnani é uma das mais perfeitas do cinema. Um dos líderes da resistência se esconde dos nazistas. Ele tem em suas mãos um milhão de liras para seus companheiros. Ele pretende repassar o dinheiro através de um padre, mas algo pode dar errado.

Paisá (1946): Paisá é dividido em seis capítulos que faam sobre o comportamento das pessoas durante a guerra. Lista dos episódios: Episódio I – Sicília Episódio II – Nápoles Episódio III – Roma Episódio IV – Florença Episódio V – Apeninos Emilianos Episódio VI – Porto Tolle.

O Amor (L’Amore, 1948): protagonizado por Anna Magnani, uma das colaboradoras de Rossellini, o filme é dividido em duas histórias sobre amores e desamores. Esse filme também é especial porque foi a única vez que Federico Fellini apareceu como ator. Com Anna Magnani.
Stromboli (Stromboli, Terra di Dio, 1950): Falo mais sobre este filme aqui neste link.

Viagem Pela Itália (Viaggio in Italia, 1954): George Sanders e Ingrid Bergman formam um casal em crise que parte para uma viagem para vender um imóvel. Ambos pensam em se separar, mas será que ainda resta amor?

O Medo (La Paura, 1954): Irene é uma mulher casada que tem um caso com outro homem. Ela começa a receber ameaças e chantagens  de alguém pedindo que confesse sua infidelidade.

Onde Está a Liberdade? (Dov’è la Libertà…?, 1954): O que acontece quando se junta o grande Totó com Roberto Rossellini? Um grande clássico. Totó interpreta um homem que passou 20 anos na prisão e quando sai não consegue se adaptar. E agora?

Mais sobre a autora