Um dos principais expoentes do neorrealismo italiano, Rossellini (1906 – 1977) não se apegou apenas a um estilo. No princípio de sua carreira, a guerra foi uma temática constante e o investimento precário. Com isso ele focou no comportamento humano diante das barbaridades. Mas ele não ficou só nisso.
O diretor trabalhou dramas, com destaque a aqueles que fez em parceria com Ingrid Bergman, parceira nas telas e na vida, causando um escândalo que fez com que a atriz não fosse bem vinda à América. Neste período ele trabalhou mais as relações interpessoais, os amores e desamores. Após a separação de Ingrid, ele voltou a surpreender com filmes de temáticas religiosas e realizados exclusivamente para a tv.
Como pode-se ver, a nossa lista será bem eclética e um convite para conhecer melhor a obra do diretor. Aproveite e veja outros que estão fora da lista. Vale a pena conferir:
Roma, Cidade Aberta (Roma, città aperta, 1945): Essa imagem de Anna Magnani é uma das mais perfeitas do cinema. Um dos líderes da resistência se esconde dos nazistas. Ele tem em suas mãos um milhão de liras para seus companheiros. Ele pretende repassar o dinheiro através de um padre, mas algo pode dar errado.Paisá (1946): Paisá é dividido em seis capítulos que faam sobre o comportamento das pessoas durante a guerra. Lista dos episódios: Episódio I – Sicília Episódio II – Nápoles Episódio III – Roma Episódio IV – Florença Episódio V – Apeninos Emilianos Episódio VI – Porto Tolle.O Amor (L’Amore, 1948): protagonizado por Anna Magnani, uma das colaboradoras de Rossellini, o filme é dividido em duas histórias sobre amores e desamores. Esse filme também é especial porque foi a única vez que Federico Fellini apareceu como ator. Com Anna Magnani.Alemanha ano zero (Germania, Anno Zero, 1948): Pós guerra em Berlim. Edmund é um garoto pobre que já trabalha para sustentar a casa, os irmãos e o pai doente. Um dia ele recebe um conselho inusitado: matar seu próprio pai.Stromboli (Stromboli, Terra di Dio, 1950): Falo mais sobre este filme aqui neste link.Europa ’51 (Europe ’51 , 1952): Irene tem muitos compromissos que a impedem de cuidar de seu filho de 12 anos. O garoto é muito sensível e sente sua falta. Um acontecimento irá mudar tudo.Viagem Pela Itália (Viaggio in Italia, 1954): George Sanders e Ingrid Bergman formam um casal em crise que parte para uma viagem para vender um imóvel. Ambos pensam em se separar, mas será que ainda resta amor?O Medo (La Paura, 1954): Irene é uma mulher casada que tem um caso com outro homem. Ela começa a receber ameaças e chantagens de alguém pedindo que confesse sua infidelidade.Onde Está a Liberdade? (Dov’è la Libertà…?, 1954): O que acontece quando se junta o grande Totó com Roberto Rossellini? Um grande clássico. Totó interpreta um homem que passou 20 anos na prisão e quando sai não consegue se adaptar. E agora?