Personagens reais: A Rainha Elizabeth I em filmes para TV e Cinema

1930

Isabel I, mais conhecida como Rainha Elizabeth I (1533 – 1603) é até hoje uma das mulheres mais emblemáticas da história mundial. Última monarca da Casa dos Tudor, era filha do contraditório Henry VIII com Ana Bolena, a mais conhecida de suas esposas assassinadas. Elizabeth não chegou a conhecer direito sua mãe, morta quando ela tinha apenas dois anos, e passou vários anos reclusa com a sucessão de mulheres que passaram pela vida de seu pai.

Mas o tempo faria com que ela se tornasse sua herdeira. E não foi fácil para Elizabeth vencer tantas guerras particulares e públicas que incluíam questões religiosas, familiares e amorosas. A mulher que herdou o título de “A Rainha Virgem”, traz em sua história várias lendas sobre relacionamentos (ou a falta deles), sobre seu visual excêntrico (que dizem ser fruto de tentativas de ocultar marcas profundas de varíola e calvície) e sobre sua longa história de dissabores mas muitos sucessos.

Há diversos documentários e especiais que podem ser conferidos através de especiais encontrados no Youtube ou Netflix que tentam estudar sua personalidade. Mas o cinema também trouxe algumas grandes atrizes que a interpretaram com grande dignidade. Vamos a algumas delas?

Sarah Bernhardt em Les Amours d’Elisabeth (1912), de Henri Desfontaines : Bernhardt foi uma rainha dos palcos, mas participou de poucos filmes. Este foi um deles e que pelo valor histórico vale muito a pena conferir. Ela neste período já tinha problemas com suas pernas (ela amputou uma delas).

Bette Davis em Meu Reino Por um Amor (The Private Lives of Elizabeth and Essex, 1939), de Michael Curtiz: Bette Davis  entregava-se totalmente aos seus personagens, raspou os cabelos e sobrancelhas para melhor caracterizar Elizabeth. Por causa de sua entrega, Bette sentiu que Errol Flynn, seu colega de cena, não estava à sua altura. Na verdade ela queria Laurence Olivier como companheiro.

Flora Robson em O Gavião do Mar (The Sea Hawk, 1940), de Michael Curtiz: Elizabeth não é a personagem principal, e sim os interpretado por Errol Flynn e Brenda Marshall.

Jean Simmons  em A Rainha Virgem (Young Bess, 1953), de George Sidney: O filme traz uma ênfase na história da rainha desde sua infância até sua ascensão ao trono. Com Stewart Granger, Deborah Kerr e Charles Laughton.

Bette Davis em A Rainha Tirana (The Virgin Queen, 1955), de Henry Koster: 16 anos depois de interpretar a rainha, Bette Davis retornou mais uma vez à personagem, dessa vez ao lado de Richard Todd e Joan Collins.

Glenda Jackson em Elizabeth R (1971), de Roderick Graham: O filme produzido pela BBC foi um dos maiores sucessos da carreira da atriz, que ganhou um Emmy por sua interpretação da monarca.

Cate Blanchett em Elizabeth (1998), de Shekhar Kapur: A atriz chegou a ser indicada ao Oscar por sua performance. Joseph Fiennes interpretou seu jovem amante.

Judi Dench em Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love, 1998), de John Madden: Joseph Fiennes voltou a aparecer curiosamente no mesmo ano neste filme que traz Judi Dench com a personagem Elizabeth como uma coadjuvante. E que coadjuvante!

Helen Mirren em Elizabeth I (2005): A “rainha” Helen também interpretou a monarca nesta série de dois episódios produzida para a HBO e que traz também Jeremy Irons. A atriz ganhou um Emmy por sua performance.

Anne-Marie Duff em Elizabeth I: A Rainha Virgem (The Virgin Queen, 2006): Série que explora a juventude da rainha, seu romance com Robert Dudley e as guerras.

Cate Blanchett em Elizabeth: A Era de Ouro (2007), Shekhar Kapur: Sequência de Elizabeth (1998), trazendo mais uma vez a Cate no papel da rainha, desta vez mais madura.

Vanessa Redgrave em Anônimo (Anonymous, 2011), de Roland Emmerich: O filme explora mais a questão de que Shakespeare na verdade não teria escrito seus textos e sim Edward De Vere. Mas é sempre bom ver Vanessa Redgrave em cena.

Margot Robbie em Mary Queen of Scots (2018): essa performance ainda teremos que aguardar um pouco para opinar sobre. Mas esperamos que Margot Robbie chegue à altura de algumas colegas suas no papel da monarca. Saoirse Ronan interpreta Mary Stuart.

Comente Aqui!