15 Filmes com Os Maiores Mentirosos do Cinema

2857

Fizemos uma lista com os maiores mentirosos do cinema. Claro que não existe uma só pessoa que não tenha contado uma mentira, seja para disfarçar algum erro, seja para ocultar algo que não queiramos revelar. Ou até mesmo, contar mentiras para não se entregar quando nos atrasamos a um encontro. Talvez provavelmente você deve ter mentira alguma vez na vida.

Mentir muito pode ser comum, como as fake news podem comprovar. As regras morais da sociedade condenam, e a mentira tem perna curta. mas as desculpas do dia a dia chegam a ser saudáveis. Antes de mais nada, vem a pergunta:

E quando o mentiroso se torna patológico?

Porém se torna um caso sério quando se transforma em algo compulsivo. Nossos personagens possuem os mais diversos graus de mentira, desde aquelas pequenas desculpas até os deslizes gritantes. Mentira em inglês quer dizer lie. E no cinema há uma grande gama de mentirosos. Das pequenas mentiras às grandes. Separei alguns filmes que trazem alguns personagens peculiares.

Confira a Lista com Grandes Mentirosos do Cinema

Em A Montanha dos Sete Abutres (1951) Charles Tatum (Kirk Douglas)  é um jornalista que é capaz de inventar uma série de fatos para conseguir sucesso. Quem já viu esse filme antes?

A Malvada (1950): Neste filme da década de 50, Eve (Anne Baxter), finge ser amiga da Margo (Bette Davis) para conseguir chegar ao sucesso. Com uma amiga dessas, quem precisa de um inimigo?

Curtindo a Vida Adoidado (1986). Neste filme para adolescentes, Ferris (Matthew Broderick em seu papel mais importante) inventou uma série de mentiras para curtir um dia de folga da escola com os amigos.

Uma Babá Quase Perfeita (1993): Neste drama, Daniel (Robin Williams) quer se aproximar dos filhos, e para isso se disfarça de babá em “Uma Babá Quase Perfeita” – Mrs. Doubtfire (1993). Ele tem uma ótima desculpa para mentir:

O Grande Ditador – The Great Dictator (1941): Neste filme da década de 40, um judeu (Charles Chaplin) toma o lugar de um ditador em  valendo-se da sua aparência física. Com Paulette Goddard. Um grande clássico do cinema.

Em O Mensageiro do Diabo  (1957), Robert Mitchum é um psicopata finge ser um pastor. Acaba abalando uma cidade:

Matt Damon é  O Talentoso Ripley – The Talented Mr. Ripley  (1999), tomando a identidade de outro homem. Lembrando que esse filme é uma refilmagem do clássico Plein Soleil (1960), com Alain Delon.

Tootsie (1982): Michael Dorsey (Dustin Hoffman) não encontra emprego fácil, apesar de ter talento para ator. Decide se vestir de mulher e ganha um programa de tv:

Victor Victoria (1982). A atriz de cinema Julie Andrews também passa por dificuldades para encontrar uma vaguinha como cantora. Então decide se vestir de homem e se torna um sucesso:

Marlene Dietrich é uma esposa depõe contra marido em trama de assassinato em Testemunha de Acusação – Witness for the Prosecution (1957). Um bom filme da década de 50:

O cinema brasileiro também tem um grande mentiroso. Como esquecer o grande malandro interpretado por Jesse Valadão em As Sete Faces de um Cafajeste (1968)?

Em Bela e Canalha (1955) Sophia Loren pertence a uma família de vigaristas, e não se poupa a enganar nem mesmo quando se apaixona. Mais um ótimo filme italiano:

Grande Otelo e Oscarito são dois vigaristas que vivem aprontando em Dupla do Barulho (1953). Contudo, claro que isso não dará certo. O cinema brasileiro tem grandes filmes. Vale a pena conferir.

Pinoquio (1940): Neste clássico da Disney, o boneco Pinóquio representava a chegada da alegria naquele lar. Gepeto, solitário e carente de crianças, investia o tempo em seu hobby favorito, mentir. Então, torna-se um mentiroso compulsivo.

Raj Kapoor finge fazer o bem, mas rouba dos pobres em Shree 420 (1952). Sim, em nossa lista de mentirosos também tem filme indiano:

Confira também:

10 Maiores Dramas de Tribunal segundo a AFI

Comente Aqui!