Lista com 10 Filmes indianos Clássicos

2054

Os filmes indianos clássicos tem sua peculiaridade. A maioria das pessoas conhece apenas aqueles filmes produzidos em Bombain. Bollywood hoje é inegavelmente uma das maiores indústrias do cinema do mundo. No entanto é somente uma parte dos filmes produzidos na Índia e na língua hindi. Para conhecer um pouco dessa história vale a pena ler minha matéria falando sobre sua história:

25 Fatos sobre o Cinema indiano clássico:

25 Fatos sobre o Cinema Clássico Indiano

A popularidade dos filmes indianos é enorme, principalmente na Ásia. A grande dificuldade em assistir aos filmes indianos é a disponibilidade de legendas em português. Você até encontra filmes indianos online, mas sem legendas. Os filmes antigos são mais difíceis de serem encontrados, mas podem ser achados em grupos específicos no facebook. Mas essa realidade vem mudando, pois até mesmo a Netflix começa a ficar de olho nessa plateia popular e singular.

 

Confira a lista com os maiores filmes clássicos da Índia

Aqui você encontrará vários filmes do diretor indiano Satyajit Ray. Isso se explica porque ele é considerado um dos maiores diretores não só da India mas da história do cinema. Então, sem mais delongas, vamos à nossa lista com os melhores filmes indianos:

Awaara (1951), de Raj Kapoor. Este filme traz os atores indianos Nargis e Raj Kapoor. O filme da década de 50 foi indicado ao Festival de Cannes de 1953. A revista Time escolheu também o desempenho de Raj Kapoor em Awaara como um dos dez melhores maiores performances de todos os tempos.
A Canção da Estrada (Pather Panchali, 1955) de Satyajit Ray. O filme indiano ganhou dois prêmios no Festival de Cannes de 1956 e foi o primeiro filme do diretor Satyajit Ray. No início do século 20, Abul é um menino pertencente a uma pobre família brâmane de um vilarejo na Índia. Seu pai, poeta e sacerdote, é forçado a deixar seus entes queridos em busca de trabalho.
Mughal-E-Azam (1960), de K. Asif. O filme produzido na India levou 9 anos para ser concluído e foi um dos maiores sucessos do cinema hindi. Consequentemente, consagrando a carreira da atriz Madhubala e Dilip Kumar. Por isso se tornou a maior bilheteria da época por mais de 15 anos.
Honrarás Tua mãe – Mother Índia (1957), de Mehboob Khan. O filme foi estrelado pela popular atriz Nargis. O drama foi o primeiro filme indiano a concorrer ao Oscar de Filme Estrangeiro.Mãe Índia metaforicamente representa a própria Índia.
Pyaasa (1957), de Guru Dutt. O filme narra a história de um jovem e talentoso poeta que busca impulsionar sua carreira, no entanto não consegue apoio de nenhum editor. Com isso, ele insiste em viver de seus poemas e não arranja uma forma de auxiliar no sustento da família. Mas com isso passa a ter problemas com seus irmãos. Guru Dutt também é um dos maiores diretores do cinema indiano.
A Sala de Música – Jalsaghar (1958), de Satyajit Ray. Mais um filme de Ray na lista de melhores filmes indianos. Nenhuma surpresa. O último representante de uma alta casta insiste em manter o padrão de vida de seus antepassados, mesmo vivendo uma situação cada vez mais difícil. Uma das coisas da qual não abre mão é a enorme sala de música de sua mansão. Seu amor à música e seus atos acabam levando sua família à ruína.
O Mundo de Apu  (1959), de Satyajit Ray. Apu é um estudante recém-formado e desempregado que sonha em ser escritor. Um amigo de escola o convida para um casamento e ele acaba como o noivo da garota que estaria se casando. Mesmo com repulsa pela ideia, ele aceita e a leva, posteriormente, de volta a Calcutá. É a continuação do filme A Canção da Estrada e o melhor da trilogia.
A Grande Cidade – Mahanagar (1963), de Satyajit Ray. Na Calcutá de 1960, Bhambal vive com a mulher, Arati, seus pais e dois filhos. Falta dinheiro, então a esposa começa a trabalhar, com sucesso. Quando o marido perde o emprego, é ela quem passa a cuidar da casa.
Deewaar (1975), de Yash Chopra. Traz no elenco Shashi Kapoor e Amitabh Bachchan. O filme ganhou 7 prêmios no Filmfare Award incluindo Melhor Filme, Diretor e Roteiro. Yash Chopra também foi um dos maiores cineastas do cinema indiano. Sua carreira atravessou décadas.
Salaam Bombay! (1988), de Mira Nair. O drama traz a história de um grupo de crianças de rua tentando sobreviver nas ruas de Bombaim, em meio a bicos e problemas com a polícia.

Gostou? Não esqueça de compartilhar e aproveite para conferir também:

Raj Kapoor, o Showman Indiano e Seus Melhores Filmes

Comente Aqui!